Carregando...
Siga o passo a passo e aprenda compartilhar internet por celular, tablet, USB e Bluetooth!
O Wi-Fi não está funcionando e você não sabe o que fazer? Siga o tutorial para rotear a internet do seu aparelho celular ou tablet! Siga o passo a passo a seguir:
Ficou com dúvida? Confira os passos acima nas imagens abaixo:
Leia também: Existe internet móvel ilimitada?
Para quem utiliza um smartphone da Nokia ou da Microsoft, que possui sistema operacional Windows, os passos para aprender como usar o celular como roteador são:
Assim como nos aparelhos Android, se alguém for utilizar a sua internet roteada a partir de outro dispositivo, basta encontrar a sua rede Wi-Fi e inserir a senha definida por você.
Leia também: 7 dicas para acabar com a internet lenta.
Além de rotear a internet, existem outras formas de ter acesso a internet quando você está sem Wi-Fi. Confira 5 maneiras de ter internet via USB e Bluetooth em sistemas operacionais diferentes.
A opção de rotear a internet via Bluetooth não é uma função disponível em todos os aparelhos Android ou Windows. Para verificar se o seu celular pode compartilhar a internet através do Bluetooth, você deve:
Se você não encontrou essa opção nas configurações do Bluetooth do seu celular, é porque ele não permite que você compartilhe a internet através desse tipo de sinal, sendo necessário seguir os passos acima para rotear uma rede Wi-Fi.
Já para modelos iPhone ou iPad, basta acessar os "Ajustes" e ir em "Bluetooth". No entanto, a Apple só permite que você se conecte via Bluetooth em um computador, seja Mac ou PC.
Para compartilhar a sua internet com outro aparelho de celular, é preciso utilizar a rede Wi-Fi explicada acima. Não conseguiu alguém para rotear internet para você? Então saiba como encontrar redes wi-fi grátis!
Se você não tem Wi-Fi em casa ou uma conexão 3G ou 4G no seu celular, é possível utilizar a internet do seu computador, com o auxílio de um cabo USB, para poder navegar no seu aparelho móvel.
Contudo, esse tutorial serve apenas para pessoas que não possuem roteador wireless em casa, ou seja, possui internet banda larga, mas apenas em um computador de mesa conectado ao modem. Não entendeu? Saiba a diferença de modem e roteador aqui.
Para isso, você deve conferir se o seu Android, celular ou tablet, possui o recurso de "Ancoragem USB", que permite que o seu celular acesse a internet via cabo USB conectado a um computador:
Obs.: Em alguns aparelhos, essa opção pode estar dentro de "Tethering e acesso portátil". Pronto! A partir desse momento, o seu celular ou tablet estará conectado à internet compartilhada pelo computador.
Contudo, dependendo da porta e cabo USB utilizado, além do modelo do seu aparelho, a conexão poderá ficar um pouco lenta.
No caso de sistemas iOS, como em um iPhone ou iPad, você pode compartilhar a internet do seu celular para um com computador ou notebook.
Contudo, é preciso verificar se você possui a versão mais recente do iTunes instalada no seu PC ou Mac. Então, você deve:
Se você estiver estabelecendo essa conexão em um Mac ou Macbook, o seu computador já estará conectado à internet.
Caso o seu PC seja Windows, é preciso:
Importante: evite fazer esse tipo de conexão em computadores públicos ou não confiáveis. Pode ser que ele esteja com vírus e eles podem ser transferidos para o seu dispositivo.
Se você está querendo rotear a internet do seu celular para outro dispositivo, existe um ponto importante que você deve se atentar: Compartilhar a internet de um celular só funciona para que você possa rotear a sua rede 3G ou 4G da sua operadora. Ou seja, não é possível replicar o sinal de uma rede Wi-Fi.
Por conta disso, tudo o que o seu amigo ou parente fizer no aparelho dele utilizando a sua internet compartilhada, será descontado do seu plano de dados.
Isso quer dizer que a sua internet será consumida a partir do seu smartphone e também através do outro dispositivo que está navegando.
É fundamental ressaltar também que caso esse outro dispositivo seja um computador ou uma smart TV, os dados serão consumidos de maneira mais elevada e rápida. Isso porque a quantidade de abas e velocidade necessária para navegar nesses tipos de aparelhos é bem maior.
Então, o indicado é que você só roteie a internet em casos de emergência e por pouco tempo. Se a sua internet estiver indisponível ou caindo frequentemente vale mais a pena trocar o plano de banda larga ou de celular do que insistir em rotear a internet.
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.