Carregando...

Melhor Plano

6 aplicativos para trabalhar remotamente no celular

Conheça 6 aplicativos para trabalhar remotamente usando apenas o celular

Nos últimos tempos, a busca por aplicativos para trabalhar usando apenas o celular tem crescido por conta do aumento da modalidade remota.

Cada vez mais as empresas compreendem que as atividades à distância são possíveis e podem ser realizadas com sucesso pelas equipes. No entanto, é importante lembrar que trabalho remoto não é um sinônimo para home office.

Isso porque, no caso do primeiro, as atividades não precisam ser feitas somente em casa, mas em qualquer local fora do escritório: coworking, espaços públicos, hotéis, cafeterias e até mesmo na sede da empresa.

Ou seja, com um aparelho e um bom plano de internet, há a possibilidade de trabalhar. Mas, afinal, quais as melhores ferramentas de celular para gerenciar tarefas à distância?

Foi pensando nisso que, no artigo abaixo, listamos os melhores aplicativos para trabalhar de forma remota pelo celular.

Acompanhe a seguir!

Os 6 melhores aplicativos para trabalhar remotamente pelo celular

1. Slack

O Slack é uma excelente opção para se comunicar com a equipe. Trata-se de uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens individuais para cada usuário e também em grupos amplos.

Dessa forma, cada setor da empresa pode ter um grupo para as trocas que dizem respeito apenas àquela área, por exemplo.

Também é indicado fazer um canal com todos os colaboradores, para que sejam enviados avisos e comunicados que são de interesse comum, como questões relacionadas às folhas de pagamento, horários de trabalho, entre outros.

O Slack também permite a criação de enquetes e mantém salvo um histórico de conversas, o que é importante para que se tenha um registro das interações e seja possível fazer consultas, caso necessário.

Você pode utilizá-lo pelo computador e pelo celular, via app ou site. A integração da ferramenta a outros aplicativos, como o Google Drive e o Google Agenda, também é feita sem dificuldade.

2. Zoom

Quando falamos em aplicativos para trabalhar remotamente, as pessoas logo pensam em ferramentas de videoconferência.

Pois saiba que essa atividade também pode ser feita pelo celular, com o uso de apps como o Zoom. O primeiro passo para ingressar em uma reunião é baixá-lo em seu smartphone iOs ou Android.

Depois, é preciso fazer o próprio login, que pode ser realizado via conta no Google ou Facebook. Por fim, basta informar a ID da reunião que deseja ingressar, que deve ser fornecida pelo anfitrião do encontro digital. Simples assim!

3. Google Drive

O Google Drive é um excelente recurso para trabalhar remotamente e também pode ser usado pelo celular. Trata-se de um conjunto amplo de serviços, que inclui editores de texto, tabelas, apresentações de slides, entre muitos outros.

Além disso, através dele, você consegue guardar arquivos em nuvem, não importa o formato. Documentos como fotos, áudios e vídeos podem ser armazenados e acessados pelos dispositivos móveis em poucos cliques.

Também há a vantagem de compartilhar tais arquivos com outras pessoas por meio de um sistema de permissões.

Contudo, caso queira guardar algum documento em sigilo, basta restringir o acesso e somente você poderá ver.

Leia também: Como o Google Classroom pode te ajudar a estudar em casa

4. Dropbox

O Dropbox é um serviço de computação em nuvem que também serve para armazenar os seus arquivos.

Como ferramenta de trabalho, você pode criar pastas coletivas, em que toda a equipe guardará os materiais internos. Junto da opção para computadores, o Dropbox também conta com uma versão para celular, por meio do aplicativo encontrado nas lojas dos sistemas operacionais.

O serviço tem duas versões: uma gratuita e outra paga. O que difere uma da outra é que, na versão paga, o usuário tem mais espaço para armazenar dados e arquivos.

Logo, se essa for uma necessidade para a sua empresa, talvez o investimento valha a pena.

5. Trello

O Trello é outro aliado indispensável para quem deseja trabalhar remotamente pelo celular. Basicamente, estamos falando de um sistema para gerenciamento de projetos de forma colaborativa.

O aplicativo utiliza o método de gestão à vista kanban, em que cartões são criados para cada atividade do grupo e organizados em colunas como "a fazer", "fazendo" e "feito".

Desse modo, conforme uma tarefa é finalizada por um membro da equipe, ele pode direcionar o seu cartão para a próxima etapa.

Fica muito fácil gerenciar seu dia a dia de trabalho pelo Trello e você pode fazer isso até mesmo quando não está sentado em frente ao computador — afinal, o aplicativo também tem versão para celulares com sistemas iOS e Android.

6. WhatsApp

Finalmente, trazemos um dos aplicativos mais populares entre os usuários, o WhatsApp. Além das trocas pessoais, ele também pode funcionar para que o trabalho seja realizado à distância.

Você certamente já deve saber, mas o WhatsApp é um mensageiro eletrônico que permite o envio de conteúdos em texto, áudio, imagens e vídeos.

Além disso, também é possível utilizá-lo para fazer chamadas de voz e substituir as ligações telefônicas, que costumam ser caras se forem de longa distância.

Como muitas pessoas recebem mensagens diárias dos amigos e familiares pelo app, é preciso se organizar caso também o use para fins profissionais.

Você pode, por exemplo, definir um horário para que as mensagens de trabalho sejam enviadas e respondidas.

As chances de dar certo são grandes se vier junto de muita cautela. Agora que você conhece os principais aplicativos para trabalhar usando o celular, basta escolher um smartphone potente, caprichar no plano de internet móvel e garantir mais produtividade no seu dia a dia!

7. Simples Agenda

Esse é mais uma dica extra: para cuidar da gestão empresarial e organização dos processos, você pode contar com o Simples Agenda.  

Dentre as principais funcionalidades do software, podemos citar o controle financeiro, como fluxo de caixa e controle das contas, controle de estoque, controle de vendas e serviços, emissão de NFS-e e boletos, além de agenda e agendamento online.

A ideia é integrar, automatizar e centralizar toda a gestão da sua empresa. Um app completo para celular também pode ser acessado pelo navegador de qualquer dispositivo com acesso à internet: computador, notebook, celular ou tablet.

Ah, e o teste é gratuito por 35 dias sem necessidade de cadastro de cartão de crédito!

 

Este conteúdo foi produzido em parceria com a plataforma de espaços de Coworking BeerOrCoffee.

Conteúdo atualizado em 16/03/2021

BeerOrCoffee

Por BeerOrCoffee

Autor Convidado