Carregando...

Melhor Plano

O que é eSIM

O que significa eSIM?

eSIM é a sigla para Embed Subscriber Identity Module, ou módulo embutido de identidade do assinante, em português. Sua função é armazenar informações do usuário e permitir a comunicação com outros telefones.

Dessa forma, ele salva contatos e dados do seu plano de telefonia, permitindo o acesso à rede de serviços. Para entender melhor o eSIM, basta pensar na evolução geral dos chips: o SIM convencional foi reduzido e tornou-se o Micro-SIM.

Alguns anos depois, os aparelhos passaram a aceitar apenas o Nano-SIM, com um tamanho ainda menor. Com o eSIM, a ideia é extinguir a necessidade do chip removível, que passa a ser acoplado diretamente ao celular, na parte interna do aparelho.

Como o eSIM funciona?

O eSIM é instalado diretamente no dispositivo, facilitando a vida do usuário, que não precisa mais adquirir um chip com uma operadora, seja indo a uma loja ou fazendo o pedido pela internet.

O eSim também tem o objetivo de facilitar a portabilidade entre operadoras, que poderá ser feita remotamente e em instantes.

Gostaria de ter um sinal melhor e um pacote de internet móvel maior? Compare as ofertas de planos de celular disponíveis na sua região e economize!

Vantagens x Desvantagens do eSIM

O eSIM ainda é um recurso novo, mas que oferece inegáveis vantagens. Além da facilidade de não precisar comprar um novo chip sempre que quiser trocar de operadora, a tecnologia garante outras facilidades:

  • Mais segurança para o usuário;
  • Duas linhas no mesmo chip;
  • Mais tranquilidade em viagens internacionais, não sendo necessário adquirir um novo chip;

Apesar de representar uma evolução tecnológica para os usuários de celulares, os eSIMs também apresentam algumas desvantagens – mesmo que pequenas, se comparadas a todos os benefícios. Veja as principais:

  • É mais complicado migrar seu número de um aparelho para o outro. Será necessário ativar o chip no novo aparelho sempre que precisar ou quiser fazer a mudança.
  • Disponível em poucos aparelhos

Apesar da tecnologia estar em diversos dispositivos, como celulares modernos e relógios inteligentes, ela só está disponível no Brasil em alguns modelos de iPhone.

eSIM iPhone

O eSIM já está disponível em alguns modelos iPhone no Brasil, como iPhone XR, XS e XS Max, e iPads 11Pro e 12,9”.

Esses aparelhos também possuem um slot para o chip tradicional. Para configurar o eSIM, siga os passos abaixo:

  1. Nos ajustes do aparelho acesse a guia "Celular";
  2. Clique em "Adicionar Plano de Celular";

Com esse caminho, é possível contratar um plano remotamente, sem precisar ir até a loja da operadora.

Quais operadoras já operam com eSIM?

Aos poucos, as operadoras brasileiras começam a aderir a nova tecnologia e a oferecer essa funcionalidade para seus clientes – lembrando que é preciso adquirir aparelhos compatíveis.

eSIM Claro

O eSIM Claro pode ser utilizado em redes de smartphones ou de um smartwatch. Desempenha todas as funções que o usuário já conhece, com outras facilidades:

  • Permite o uso do mesmo número e dois aparelhos diferentes (o celular e o relógio inteligente, por exemplo);
  • Mais facilidade para localizar o aparelho em caso de perda;
  • Dois números cadastrados no mesmo chip.

eSIM Vivo

O eSIM Vivo começou a ganhar suporte da operadora em abril de 2019. Entretanto, o usuário precisa ir a uma das lojas da Vivo para ativar o chip virtual em seu aparelho.

eSIM TIM

O e SIM TIM também já está disponível para os clientes da operadora que adquirirem um dos modelos de iPhone compatível com esse modelo de chip.

A operadora permite o cadastro de até oito perfis em cada eSIM, mas apenas um pode ser utilizado por vez.

eSIM Oi

O eSIM Oi ainda não tem data de lançamento prevista. Se você faz questão de ter um plano da operadora, vai ter que aguardar mais um pouco para utilizar o recurso. Em 2019, a empresa emitiu um comunicado para o site Teletime informando que está realizando estudos para avaliar a melhor forma de disponibilizar o recurso aos seus clientes.

O eSIM vai acabar com o chip padrão?

Por enquanto, dizer que o eSIM vai substituir de vez o chip padrão é apenas especulação. Isso depende muito de como os consumidores vão aderir à novidade e se as operadoras brasileiras vão ou não disponibilizar o eSIM em larga escala.

Conteúdo atualizado em 23/03/2021

Melhor Plano

Por Melhor Plano

Marketing de Conteúdo