Carregando...
A sua operadora está sempre fora do ar? O sinal cai o tempo todo? Ou o seu celular mostra que tem sinal, mas o chip não funciona? Quando esse problemas acontecem, o usuário deve procurar entender o que aconteceu e solicitar que a operadora solucione a questão, afinal, é um direito do consumidor.
Por isso, se você possui algum plano da Tim, mas não está conseguindo usar o seu celular, esse post vai te ajudar. Saiba o que fazer quando a Tim está fora do ar, como saber se o problema é ausência de cobertura ou a falha de sinal, como consultar isso e o que fazer para voltar a utilizar a linha normalmente. Vamos lá?
A Tim pode ficar fora do ar se houver falhas técnicas na conexão ou se a rede estiver suspensa. No caso de rede suspensa, é comum que o usuário seja avisado pela operadora ou encontre essa informação com facilidade nas redes sociais da operadora.
Para consultar se a Tim está fora do ar ou não, você pode:
Você também pode entrar em contato com um atendente pelos canais de atendimento da Tim.
Cansado de ter problemas com o sinal da Tim? Aproveite e compare planos de celular de outras operadoras e veja qual a melhor opção para você.
PLANOS OI
PLANOS CLARO
PLANOS VIVO
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
Oi Controle 12GB - Cartão de Crédito
Oi Controle 12GB - Boleto Digital
Oi Controle 100GB - Cartão de Crédito
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Para descobrir se os problemas relacionados ao sinal da Tim são devidos a ausência de cobertura na sua região, verifique o mapa no site da operadora. É simples:
O resultado será semelhante a imagem abaixo. Você poderá filtrar a busca para consultar o tipo de cobertura que está buscando, antenas próximas e tipo de antenas.
O mapa possui uma legenda que especifica que as áreas em azul apresentam total cobertura de sinal enquanto as áreas em azul claro ou branco apresentam cobertura parcial ou nula. Você também pode conferir no mapa quais áreas possuem sinal 3G ou 4G.
Outra ferramenta disponível para consulta de sinal é o Mapa de Cobertura da Anatel. Lançado em 2016, o mapa permite que o usuário verifique a disponibilidade de sinal de todas as operadores disponíveis na região marcada no mapa. Veja:
Basta digitar a localização que está buscando na barra "Pesquise uma localização", no canto superior esquerdo, e, em seguida, clicar sobre alguma região do mapa.
No exemplo, ao clicar na localização desejada, uma janela com as operadoras disponíveis e respectivas intensidades de sinal aparece.
Se você mora na região Nordeste, temos um conteúdo completo sobre a TIM Nordeste.
Está insatisfeito com seu plano de celular?
Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!
Se o problema for falta de cobertura na sua região, dificilmente a Tim poderá fazer algo a respeito para te ajudar. É por isso que, antes de contratar um plano, é preciso fazer uma busca sobre a operadora e condições de funcionamento onde você mora.
Portanto, a situação só sera resolvida trocando de plano. Então, aproveite para comparar as ofertas disponíveis na sua cidade.
Também é interessante consultar previamente a cobertura de sinal em caso de viagens ou mudanças.
Contudo, se o problema for que a Tim está fora do ar em uma região que apresenta cobertura, é provável que a situação se normalize em algumas horas. Caso contrário, não hesite em procurar a Tim.
É importante consultar pois pode ser que a falha não seja na rede, mas sim no seu aparelho ou chip! Os atendentes poderão te ajudar de forma mais direta através dos telefones:
Outro canal de atendimento interessante, é o Fale Conosco da Tim. Você preenche um pequeno formulário com seus dados e a situação problema e a Tim te responde em um prazo de 4 horas, dentro do horário de atendimento (segunda à sexta de 8h às 19h, sábado de 8h às 14h).
Se você ainda não conseguiu solucionar o problema da ausência de sinal, é recomendável que você:
Confira um conteúdo completo para fazer uma reclamação na Tim e Anatel.
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.