Compare planos de TV

Entenda o que é streaming, como funciona e conheça as plataformas

Você sabe o que é streaming e conteúdo on-demand? Conhece as diferenças entre eles e para que servem?

Ter acesso a filmes, músicas, livros, cursos e outros conteúdos na palma da mão, sem precisar fazer o download de nenhum arquivo é o grande diferencial dessas tecnologias. A praticidade de consumir conteúdos direto da internet em tempo praticamente  real transformou plataformas como a Netflix e o Spotify em serviços tão populares quanto a televisão e o rádio.

Mas, sabia que essas tecnologias estão presentes, inclusive, em alguns pacotes de operadoras de TV a cabo? Clientes de algumas TVs por assinatura e planos de telefonia, inclusive, possuem acesso gratuito a seus serviços de streaming on-demand.  

Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste post:

  • O que é streaming
  • Diferenças entre streaming e on demand
  • Conheça algumas plataformas que utilizam essa tecnologia e saiba como utilizar esses serviços no seu dia a dia!

O que é streaming?

Serviços de streaming são aqueles que possibilitam a transmissão de conteúdos pela internet, sem a necessidade do usuário fazer download para ter acesso ao filme, música ou livro.

Além disso,não é preciso esperar o carregamento total para começar a usar. O dispositivo carrega parte do arquivo e o transmite instantaneamente. Isso permite que o serviço aconteça, praticamente, em tempo real.

Também existem plataformas que permitem “baixar” conteúdos e acessá-los em modo offline. 

Mas, a principal vantagem é poder acessar o conteúdo sem precisar fazer downloads e através de dispositivos variados: notebooks, smartphones, tablets, SmartTvs, computadores e mesmo em alguns consoles. E não é só com WiFi que o serviço funciona. É possível utilizar também com 3G ou 4G.

Quanto melhor a conexão com a internet, melhor é a experiência com os serviços streaming.

Por isso, confira ofertas de internet na sua região e tenha uma conexão melhor sem pesar no seu bolso:

O que é on-demand?

Uma confusão comum é entre os termos de streming e on-demand.

 A tecnologia on-demand, em português sob demanda, nada mais é que a possibilidade que o consumidor tem de acessar os conteúdos quando e onde quiser. Ou seja, o on-demand não possui uma programação fixa e oferece uma cartela de escolhas para o usuário, como se fosse uma espécie de biblioteca online. 

Alguns serviços on-demand cobram pelo título contratado e outros cobram mensalidades, deixando livre a quantidade de conteúdos acessados no mês.

Qual a diferença entre streaming e on-demand?

Streaming é um serviço que transmite conteúdos pela internet, sem a necessidade de baixá-los, enquanto on-demand é a possibilidade de assistir o que quiser na hora que quiser.

Assim, todo serviço on-demand é transmitido usando a tecnologia streaming. Porém nem todo conteúdo streaming é on-demand.

Um exemplo  é o Youtube. A plataforma permite que os donos dos canais façam live streaming (transmissões ao vivo), mas elas não são on-demand, pois o usuário precisa estar disponível no momento da transmissão. O conteúdo de uma live streaming só se torna on-demand quando permanece no acervo do canal após o encerramento.

Portanto, streaming on-demand é um serviço que oferece as duas tecnologias. Ou seja, todo conteúdo que o assinante consegue acessar sem fazer o download de arquivos e pode consumir quando achar pertinente.

Saiba mais sobre a tecnologia on-demand aqui.

Plataformas de streaming  e on demand

Os termos streaming e on-demand ficaram muito conhecidos por causa de serviços de vídeo como a Netflix. Porém, eles não se limitam a esse tipo de conteúdo.

Livros,revistas, músicas, cursos e outros conteúdos também podem ser disponibilizados via streaming.

Abaixo separamos algumas das plataformas de streaming mais populares no Brasil, incluindo aquelas disponibilizadas pelas operadoras para seus clientes. Confira:

Plataformas de vídeo

Permitem ao usuário assistir séries, filmes, documentários e outros conteúdos. Em algumas é possível, inclusive, acessar  offline.

Vivo Play: O  Vivo Play  é um serviço de streaming on-demand. A plataforma é gratuita para clientes que possuem um plano Vivo TV.

Netflix: A plataforma é bastante conhecida no mercado de streaming e também permite o acesso a filmes e séries quando quiser. Saiba que algumas operadoras oferecem descontos especiais para assinantes do serviço.

Net Now: O Net Now é um serviço parecido com o Netflix, mas que inclui o conteúdo da TV na transmissão on-demand. Ou seja, o cliente consegue assistir a programação da TV mesmo em horários diferentes. Clientes da Claro também podem acessar o Now, devido a união das duas operadoras.

Oi Play : É um portal da operadora Oi que inclui filmes, shows, desenhos e muito mais. O conteúdo varia de acordo com o pacote contratado. Além disso, o acesso ao Oi Play está disponível gratuitamente para os assinantes de alguns combos.

YouTube: A maior parte do conteúdo do YouTube é streaming on-demand. Mas,como falamos, as transmissões ao vivo só se tornam on-demand quando ficam disponíveis nos canais, após o encerramento.

Além dessas plataformas, canais de TV também oferecem conteúdo streaming, como o Globo Play, HBO Go, MTV Play, entre outros.

Plataformas de música

Nelas os usuários conseguem ouvir música e podcast tanto online quanto offline. A opção offline depende do tipo de assinatura.

 

Deezer: A plataforma conta com uma versão gratuita e um pacote premium. Para quem é cliente Tim, alguns de seus planos já incluem o acesso gratuito ao serviço através da parceria Tim Deezer.

Spotify: Outro streaming on-demand de música bem popular é o Spotify. Como seus concorrentes, possui uma versão gratuita e pacotes pagos. E também tem a função offline. 

Claro Música:  O serviço permite ao assinante ouvir canções gratuitas ou pagando um valor fixo semanal ou mensal para ter um acesso ilimitado. Saiba mais sobre o Claro Música

Vivo Música by Napster: O Napster funciona de forma semelhante aos Spotify e ao Deezer. Em parceria com a Vivo, oferece seus serviços com ofertas especiais para os clientes da operadora.

Plataformas que oferecem aulas e cursos

A tecnologia também é usada em serviços educacionais. Nem todo o conteúdo disponível é on demand, as possibilidades variam de acordo com cada plataforma.

Tim Tec: A operadora Tim possui uma plataforma gratuita de cursos voltados para alunos, além de ofertar cursos dirigidos aos professores também.

EduK: Oferece cursos de variadas áreas com emissão de certificado. A plataforma oferece tanto conteúdo streaming, quanto streaming on demand.

Oi Educa: É um portal de ensino que oferece conteúdo para crianças e jovens, do ensino fundamental até preparativos para vestibular.

Vivo Educa: São mais de 50 cursos variados e o usuário pode escolher o pacote que melhor atenda suas necessidades.

Então, descobriu o que é streaming? Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente!