Carregando...
O Education Roaming (Eduroam) é uma rede de internet sem fio disponível para pesquisadores em instituições acadêmicas ao redor do mundo. Saiba como funciona e tire suas dúvidas!
Se a rede Eduroam estiver disponível em sua instituição de educação e você for matriculado, é possível se conectar a ela tanto pelo celular quanto pelo computador. A maioria das universidades disponibiliza um passo a passo online para você se conectar, já que algumas informações solicitadas no processo variam com o local (conforme você verá a seguir).
Geralmente, o login e senha utilizados para acessar a rede são os mesmos para acessar o portal do estudante — seja ele o Siga ou um sistema específico da universidade. Na maior parte das vezes, o login é o que vem antes do @ em seu email instituicional. Se não funcionar ou se você tiver dúvidias, basta perguntar na secretaria de seu curso.
Veja o passo a passo geral:
Está procurando um plano de internet?
Compare as opções em sua região e escolha a que melhor te atende!
O Eduroam é uma rede internacional de serviços de roaming que está disponível para estudantes e pesquisadores de instituições de ensino superior.
Essa rede oferece mais mobilidade à comunidade acadêmica, com conexão Wi-Fi em diversos países (desde que haja pontos de acesso na localidade).
O serviço de internet é fácil de usar e muito seguro para que alunos, professores e servidores das instituições consigam se conectar e continuar contribuindo de forma enriquecedora para as pesquisas de seus países de origem.
Nacionalmente, o Eduroam é organizado pelas redes de pesquisa e educação de cada país. No Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é quem cuida da estrutura e disponibilização do serviço. De maneira global, a TERENA patrocina e detém os direitos da rede.
O Eduroam funciona interligando diferentes instituições de ensino à uma rede segura de internet. Onde o usuário ver que a rede Eduroam está disponível (na lista de conexões de Wi-Fi do próprio aparelho), ele vai conseguir se conectar.
Para o usuário, o serviço é totalmente gratuito, já que as universidades, faculdades, institutos de pesquisas e outras instituições acadêmicas fornecem a internet utilizada na rede.
Além de se conectar à internet em instituições de ensino, você pode navegar pela rede Wi-Fi em bibliotecas, aeroportos, estações de transporte, prédios e outros locais em que a Eduroam esteja disponível, conforme a logística de cada localidade. No Brasil, por exemplo, já são mais de 2,3 mil pontos de acesso.
Wifi não funciona? Descubra soluções alternativas!
A rede Eduroam utiliza um sofisticado sistema de servidores RADIUS, que operam com rede nacional de roaming. Com tecnologia avançada, o sistema consegue identificar a origem do usuário e sua rede de internet, fazendo todas as conexões necessárias para que ele acesse a internet normalmente, sem qualquer tipo de problema.
Tudo isso funciona por meio das credenciais disponibilizadas pelas instituições de ensino de origem – garantindo acesso seguro e protegido contra invasores.
Assim, não importa se você está acessando Eduroam USP ou em outras instituições. Você tem certeza de que seus dados estão seguros!
Para encontrar pontos de conexão e descobrir se o destino da sua viagem possui rede Eduroam, acesse o mapa de pontos de acesso, disponível no site da própria rede.
Se você tiver alguma dificuldade para acessar a rede pela primeira vez, é só navegar pelo site da Eduroam e baixar o assistente de configuração, para que todos os ajustes necessários sejam feitos de maneira automática.
Assim, com apenas alguns cliques você já terá todas as configurações demandadas para se conectar à internet sem dificuldade em qualquer lugar do mundo.
E se a sua instituição ainda não aderiu ao Eduroam, você vai precisar de uma boa conexão quando estiver viajando – já que, nem sempre, os hotéis e outros locais oferecem rede de Wi-Fi para os clientes.
Compare os planos de celular com internet oferecidos na sua região e confira as ofertas com pacotes de dados para navegar sem limite!
Se você quer levar a rede Eduroam para a sua instituição, é preciso atender os seguintes requisitos:
Mais informações podem ser encontradas no site da Eduroam ou pelo telefone 0800-722-0216.
O Eduroam existe desde 2002 e começou a ser ofertado, inicialmente, na Alemanha, Croácia, Finlândia, Holanda, em Portugal e no Reino Unido. Rapidamente, o serviço se espalhou para outros países e, desde 2004, recebe apoio financeiro da União Europeia, que co-financia pesquisas relacionadas à rede Eduroam.
Fora da Europa, a Austrália foi pioneira na adesão ao serviço, que logo chegou às Américas, no Canadá e nos Estados Unidos e hoje já está em mais de 90 países do mundo todo.
Conteúdo atualizado em
Por Marcela Brito
Formada em Jornalismo pela UFMG, Marcela é pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Há mais de 6 anos, ela atua na produção de conteúdo, reportagem e redação para web. Em 2020, foi premiada com o grupo Matiz no 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Ela valoriza a produção de conteúdos acessíveis. Por isso, gosta de descomplicar informações relacionadas às telecomunicações.