Carregando...

MelhorPlano.net

Eduroam: saiba como se conectar

O Education Roaming (Eduroam) é uma rede de internet sem fio disponível para pesquisadores em instituições acadêmicas ao redor do mundo. Saiba como funciona e tire suas dúvidas!

Como se conectar?

Se a rede Eduroam estiver disponível em sua instituição de educação e você for matriculado, é possível se conectar a ela tanto pelo celular quanto pelo computador. A maioria das universidades disponibiliza um passo a passo online para você se conectar, já que algumas informações solicitadas no processo variam com o local (conforme você verá a seguir).

Geralmente, o login e senha utilizados para acessar a rede são os mesmos para acessar o portal do estudante — seja ele o Siga ou um sistema específico da universidade. Na maior parte das vezes, o login é o que vem antes do @ em seu email instituicional. Se não funcionar ou se você tiver dúvidias, basta perguntar na secretaria de seu curso.

Veja o passo a passo geral:

Pelo celular

  1. Acesse as configurações e ative o seu wi-fi
  2. Clique na rede "eduroam"
  3. Preencha a sua senha e a sua identidade com o login
  4. Em método EAP, escolha a opção PEAP
  5. Já em método de autenticação de fase de 2, escolha MSCHAPV2
  6. Depois, clique em "conectar"

Pelo computador

  1. Acesse o painel de controle de seu computador
  2. Em "Rede e Internet", clique em "exibir o status e as tarefas da rede"
  3. Na próxima tela, clique em "Configurar uma nova conexão ou rede"
  4. Clique em "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio"
  5. Preencha as informações solicitadas conforme os dados a seguir
    1. Nome da rede: eduroam
    2. Tipo de segurança: WPA2-Enterprise
    3. Tipo de criptografia: AES
  6. Clique em "Alterar configurações de conexão"
  7. Selecione a aba "Segurança"
  8. Em "Escolha um método de autenticação de rede", selecione "PEAP"
  9. Clique em "Configurações"
  10. Na janela "Propriedades EAP Protegidas", marque a opção "Verificar a identidade do servidor validando o certificado"
  11. Em "Autoridade de certificação raiz confiáveis", você deverá selecionar a opção indicada por sua instituição de educação
  12. Clique em "configurar"
  13. Na janela que se abrir, desmarque a opção de usar automaticamente a senha e logon do Windous e clique em "OK"
  14. Clique em "Configurações avançadas"
  15. Marque a opção "Especificar o modo de autenticação"
  16. Selecione a opção "Autenticação de usuário" e clique em "OK"
  17. Depois, clique em "OK" nas janelas que ainda estão abertas e feche as configurações
  18. Então, é só conectar com o seu login e senha!

Está procurando um plano de internet?

Compare as opções em sua região e escolha a que melhor te atende!

Ver Planos

O que é a rede Eduroam?

O Eduroam é uma rede internacional de serviços de roaming que está disponível para estudantes e pesquisadores de instituições de ensino superior.

Essa rede oferece mais mobilidade à comunidade acadêmica, com conexão Wi-Fi em diversos países (desde que haja pontos de acesso na localidade).

O serviço de internet é fácil de usar e muito seguro para que alunos, professores e servidores das instituições consigam se conectar e continuar contribuindo de forma enriquecedora para as pesquisas de seus países de origem.

Nacionalmente, o Eduroam é organizado pelas redes de pesquisa e educação de cada país. No Brasil, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é quem cuida da estrutura e disponibilização do serviço. De maneira global, a TERENA patrocina e detém os direitos da rede.

Como esse serviço funciona? É gratuito?

O Eduroam funciona interligando diferentes instituições de ensino à uma rede segura de internet. Onde o usuário ver que a rede Eduroam está disponível (na lista de conexões de Wi-Fi do próprio aparelho), ele vai conseguir se conectar.

Para o usuário, o serviço é totalmente gratuito, já que as universidades, faculdades, institutos de pesquisas e outras instituições acadêmicas fornecem a internet utilizada na rede.

Além de se conectar à internet em instituições de ensino, você pode navegar pela rede Wi-Fi em bibliotecas, aeroportos, estações de transporte, prédios e outros locais em que a Eduroam esteja disponível, conforme a logística de cada localidade. No Brasil, por exemplo, já são mais de 2,3 mil pontos de acesso.

Wifi não funciona? Descubra soluções alternativas!

Qual é a tecnologia utilizada?

A rede Eduroam utiliza um sofisticado sistema de servidores RADIUS, que operam com rede nacional de roaming. Com tecnologia avançada, o sistema consegue identificar a origem do usuário e sua rede de internet, fazendo todas as conexões necessárias para que ele acesse a internet normalmente, sem qualquer tipo de problema.

Tudo isso funciona por meio das credenciais disponibilizadas pelas instituições de ensino de origem – garantindo acesso seguro e protegido contra invasores.

Assim, não importa se você está acessando Eduroam USP ou em outras instituições. Você tem certeza de que seus dados estão seguros!

Tudo sobre roaming internacional

Como encontrar pontos de conexão?

Para encontrar pontos de conexão e descobrir se o destino da sua viagem possui rede Eduroam, acesse o mapa de pontos de acesso, disponível no site da própria rede.

Se você tiver alguma dificuldade para acessar a rede pela primeira vez, é só navegar pelo site da Eduroam e baixar o assistente de configuração, para que todos os ajustes necessários sejam feitos de maneira automática.

Assim, com apenas alguns cliques você já terá todas as configurações demandadas para se conectar à internet sem dificuldade em qualquer lugar do mundo.

E se a sua instituição ainda não aderiu ao Eduroam, você vai precisar de uma boa conexão quando estiver viajando – já que, nem sempre, os hotéis e outros locais oferecem rede de Wi-Fi para os clientes.

Compare os planos de celular com internet oferecidos na sua região e confira as ofertas com pacotes de dados para navegar sem limite!

Como as instituições de ensino podem oferecer a Eduroam? 

Se você quer levar a rede Eduroam para a sua instituição, é preciso atender os seguintes requisitos:

  1. A instituição deve fazer parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);
  2. É preciso atender às especificações técnicas da Eduroam que dizem respeito a detalhes de hardware e software;
  3. Após ler e concordar com a política de utilização, o responsável pela área de TI da instituição envia um formulário técnico para atendimento@rnp.br e, a partir daí, inicia-se o processo de homologação técnica, que dura em torno de 30 dias.

Mais informações podem ser encontradas no site da Eduroam ou pelo telefone 0800-722-0216.

Como o Eduroam foi criado?

O Eduroam existe desde 2002 e começou a ser ofertado, inicialmente, na Alemanha, Croácia, Finlândia, Holanda, em Portugal e no Reino Unido. Rapidamente, o serviço se espalhou para outros países e, desde 2004, recebe apoio financeiro da União Europeia, que co-financia pesquisas relacionadas à rede Eduroam.

Fora da Europa, a Austrália foi pioneira na adesão ao serviço, que logo chegou às Américas, no Canadá e nos Estados Unidos e hoje já está em mais de 90 países do mundo todo.

eduroam rede gratuita de wifi

Conteúdo atualizado em

Marcela Brito

Por Marcela Brito

Formada em Jornalismo pela UFMG, Marcela é pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Há mais de 6 anos, ela atua na produção de conteúdo, reportagem e redação para web. Em 2020, foi premiada com o grupo Matiz no 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Ela valoriza a produção de conteúdos acessíveis. Por isso, gosta de descomplicar informações relacionadas às telecomunicações.