Carregando...

Melhor Plano

Telefone Fixo Móvel

Entenda como funciona o telefone fixo móvel

Entenda o que é, como funciona e quais os planos de telefone fixo móvel!

Feito para suprir a necessidade daqueles que moram em locais mais distantes, o telefone fixo móvel veio para melhorar a comunicação onde torres de celular e os telefones fixos comuns chegam de forma mais fraca.

Moradores de sítios, fazendas e até aqueles que vivem em regiões de praias mais desertas, por exemplo, podem se beneficiar desta tecnologia.

Precisa de um telefone fixo móvel? Entenda tudo sobre o assunto a seguir!

O que é o telefone fixo móvel?

O telefone fixo móvel utiliza rede via ondas, ao contrário de outras tecnologias de telecomunicação que usam fiação que perpassa a rede da operadora até a casa do consumidor.

O telefone funciona através de chip, assim como um telefone celular, porém oferece sinal mais potente do que um celular comum.

Por isso os aparelhos precisam de um plano de telefonia celular e não de um plano de telefonia fixa.

Com o telefone fixo móvel é possível:

  • Ter acesso à internet 2G, 3G e até 4G, dependendo do modelo do aparelho;
  • Enviar e receber SMS;
  • Ter o serviço de chamadas em espera;
  • Utilizar de identificador de chamadas;
  • Serviço de viva-voz;
  • Ter acesso ao calendário, dentre outros serviços.

Precisa de um plano para o seu telefone fixo móvel?

Compare agora os planos de celular 3G e 4G  da sua região e economize!

Ver Planos

Tipos de telefone fixo móvel

Existem inúmeros modelos de aparelhos de telefone fixo móvel disponíveis no mercado atualmente. Isso porque esse tipo de telefonia já caiu nas graças daqueles que precisam estar conectados ao mundo de alguma forma, independentemente de onde vivem.

Mesmo com as muitas opções no mercado, listamos abaixo algumas marcas que você pode encontrar aparelhos fixo móvel:

  • Intelbras;
  • Positivo;
  • Elgin.

Com relação ao seu funcionamento, os aparelhos de telefone fixo móvel possuem antena removível e, para deixar o sinal mais potente, o cliente pode aderir também à uma antena externa, que pode ampliar o sinal em até 50 vezes, comparando com um telefone celular comum.

Para facilitar a localização da antena, o aparelho fixo móvel possui um medidor de banda e intensidade de sinal, assim fica fácil posicionar a antena devidamente direcionada para a torre da sua operadora.

Importante lembrar que, o aparelho fixo móvel possui uma alta autonomia de funcionamento em caso de falta de energia, por utilizar bateria para seu funcionamento.

 mulher_ligação_fixo_móvel

Qual operadora possui plano fixo móvel?

Os aparelhos de telefone fixo móvel já vêm desbloqueados de fábrica. Isso significa que você pode escolher a operadora que mais se encaixa no seu perfil de usuário e contratar o melhor plano para você.

Os chips usados podem ser tanto os oferecidos para telefonia móvel quanto os oferecidos para telefonia fixa. Lembrando que não existe um plano específico para telefonia fixo móvel, já que os planos utilizados são de telefonia convencional.

Neste caso, o usuário que precisa do serviço pode adquirir um plano tanto com as operadoras telefônicas nacionais, como Oi, TIM, Claro, Vivo, Nextel, quanto com operadoras locais, como a ZTE, que já disponibiliza o plano e o aparelho com chip.

Nesse caso basta:

  1. Escolher a operadora e o plano que se encaixa no seu perfil e que está disponível em sua cidade;
  2. Colocar o chip no aparelho fixo móvel;
  3. Ativar a linha;
  4. Usar seu telefone!

É importante lembrar que a maioria dos aparelhos fixo móvel possui entrada para dois chips, ou seja, você pode ter assinatura de duas operadoras ao mesmo tempo, o que garante melhor cobertura de sinal.

Aproveite para comparar planos de celular na sua cidade!

Plano móvel para telefone fixo móvel

As operadoras que oferecem plano de telefonia móvel disponibilizam para o usuário opções de planos pós-pago, pré-pago e controle. Neste caso, basta analisar o quanto de minutos de ligação e de acesso à internet você precisa e escolher o melhor plano para você!

Outro ponto importante é analisar a cobertura de cada operadora. Isso porque sabemos que em alguns lugares algumas pegam sinal melhor do que outras. Analise cuidadosamente a região em que você mora e quais são as operadoras que oferecem o melhor serviço para sua localidade.

Para escolher o melhor plano de telefonia móvel para seu fixo, acesse os conteúdos abaixo e avalie as opções:

  • Telefone fixo móvel Vivo;
  • Telefone fixo móvel Claro;
  • Telefone fixo móvel TIM;
  • Telefone fixo móvel Oi;
  • Telefone fixo móvel Nextel;
  • Telefone fixo móvel ZTE.

Plano fixo para telefone fixo móvel

Já os planos de telefonia fixo próprios para estes locais são chamados de Plano Rural Móvel. Geralmente, os planos próprios para área rural são mais em conta do que os oferecidos de telefonia móvel.

Listamos abaixo as opções de telefonia fixo para que você entenda como cada uma funciona e avalie se para você faz mais sentido contratar telefone fixo:

O Melhor Plano ainda disponibiliza um comparador de planos que te ajuda nessa difícil escolha do serviço que mais se encaixa no que você precisa!

Pensando em contratar um combo de outras operadoras?

Compare ofertas de pacotes com internet + TV e telefone fixo e economize!

Ver Planos

Quais as diferenças do telefone fixo para o fixo móvel?

A principal diferença entre um telefone fixo convencional e o telefone fixo móvel é a forma de utilização dele. Enquanto um depende da rede fixa, via cabo, para funcionar, o outro funciona através de chip de celular, o que facilita seu uso e torna seu alcance ainda maior.

Além disso, para trocar o telefone fixo de endereço é necessária a solicitação de um técnico da operadora para que a nova instalação seja feita de forma correta.

o telefone fixo móvel pode ser trocado facilmente de localidade, sem necessidade de contato com a operadora ou de um técnico para fazer a instalação, como qualquer outro aparelho eletrônico portátil.

Vantagens

  • Facilidade de instalação
  • Autonomia em caso de falta de energia
  • Facilidade na mudança de endereço
  • Maior cobertura em relação ao telefone fixo convencional
  • Acesso à internet, envio e recebimento de SMS
  • Não é exclusivo para área rural, o aparelho pode ser utilizado em área urbana também
  • Possibilidade de uso de mais de um chip, podendo ter cobertura de mais de uma operadora.

Desvantagens

  • Mudanças climáticas podem interferir no sinal da telefonia móvel mais do que na telefonia fixa convencional
  • Tem a possibilidade de perda de comunicação em caso de longos períodos sem energia elétrica

Conteúdo atualizado em

Anna Luísa

Por Anna Luísa

Analista de Marketing de Conteúdo e SEO

Posts Recentes: