Carregando...

Melhor Plano

Wifi Grátis: 4 formas de usar internet Wifi sem gastar nada!

Precisa acessar a internet, mas não tem dados móveis e seu plano de celular estourou? Existem algumas maneiras de conseguir internet wi-fi grátis que podem quebrar um galho em situações de urgência. Veja a seguir algumas formas de ter Wifi grátis!

Por que encontrar hotspots pode ser útil para mim?

Ficar sem serviço. Cancelamento ou esgotamento de pacotes de dados. Quedas na rede de banda larga. Não são situações muito raras, não é mesmo? Se o seu problema for limite de internet ou velocidade contratada, vale a pena pesquisar por planos melhores e mais em conta.

Mas, além do fim da franquia de dados, cortando ou diminuindo a velocidade da sua conexão, os problemas de acesso à internet podem ocorrer devido à baixa qualidade de sinal da sua operadora.

Apesar do bom funcionamento em algumas regiões, uma pesquisa da Anatel que mede o grau de satisfação dos consumidores a partir dos fatores disponibilidade, velocidade e estabilidade, mostrou resultados negativos. Em uma escala de 0 a 10, as operadoras ficam com, no máximo, nota 7,3, o que indica que as conexões ainda apresentam problemas.

Caso sua rede te deixe na mão, saber como se conectar a internet gratuita com facilidade faz você economizar seu pacote de dados e lidar com esses imprevistos. Acessar wi-fi grátis é bem fácil e prático, porém, vale lembrar que essa deve ser uma medida provisória, já que nem sempre a qualidade da conexão gratuita será a melhor e você também não pode ficar dependente dela.

Se sua internet continuar com problemas de conexão, confira quais são os melhores provedores de internet banda larga na sua região e escolha o melhor plano para você.

Precisando de um novo plano de internet? Compare as ofertas disponíveis na sua região e economize!

Mas afinal, como encontrar wi-fi grátis?

As opções vão desde se conectar a redes públicas ou empresariais abertas até utilizar o seu roteador para expandir o acesso à internet sem pagar nenhum custo adicional pelo serviço. Fizemos uma lista numerada para você identificar com mais facilidade qual recurso é mais útil para você. Confira:

1) Apps

Diversos aplicativos podem ser usados como mapas para localizar redes de wi-fi gratuitas disponíveis. Os mais conhecidos e com maior número de usuários são:

  • Instabridge - informa redes wi-fi disponíveis em sua proximidade, mostrando quais são abertas e quais são protegidas por senha. Você terá que autorizar que o app use sua localização geográfica para mostrar as redes mais próximas de você. É possível usar o app para compartilhar seu wi-fi com outros usuários e eles também podem disponibilizar rede para você. Porém, alertamos que se você escolher compartilhar sua rede ela poderá ficar mais lenta.
  • Mandic Magic - também mostra redes wi-fi públicas nas proximidades e o melhor: se você estiver sem conexão, ainda é possível ver os mapas do Mandic Magic offline!

Desvantagens:

Esses aplicativos, chamados de peer-to-peer (plataformas de compartilhamento atualizadas pelos próprios usuários), correm o risco de estarem desatualizadas. Infelizmente, alguns usuários não são mais ativos e algumas das senhas e informações que os app fornecem já podem ter sido modificadas.

Outra alternativa, portanto, é o OpenSignal. Um aplicativo com mais de 20 milhões de usuários ao redor do mundo e com mapas de cobertura confiáveis. Ele não só  permite encontrar redes wi-fi disponíveis, como  também verificar o seu desempenho e alcance! Porém, ele também possui um problema para alguns: o site é todo em inglês.

Mas, para utilizar, não é tão compliado. Basta selecionar a sua cidade, qual operadora você esta buscando e qual a tecnologia, 2G, 3G ou 4G, e clicar em "view map" ("visualizar mapa"). O OpenSignal te mostrará pontos verdes e vermelhos no mapa da cidade, onde vermelho simboliza sinal fraco e verde, forte.

Todos os apps que recomendamos estão disponíveis para Android e iOS.

hotspot opensignal

Tela principal do OpenSignal

2) Redes empresariais abertas

Está viajando, mas apareceu um assunto urgente que precisa resolver e não tem internet onde você está? A solução pode ser ir comer um lanchinho.

Alguns estabelecimentos comerciais, especialmente alimentícios, possuem rede wi-fi aberta para seus clientes. No McDonald’s, por exemplo, você tem acesso a uma hora de internet grátis, mas em alguns cafés, bares e restaurantes você pode utilizar o wi-fi por tempo ilimitado, como no Starbucks.

E não é só: em aeroportos e shoppings a disponibilidade de rede wi-fi é bem comum para tentar fidelizar os seus clientes. Nem todos esses estabelecimentos possuem a rede, mas a maioria sim - e costuma ser ilimitada! O alcance e velocidade costumam ser bem elevados, para atender a demanda de clientes que os acessam.

Cada hotspot possui um método de controle de acesso diferenciado: alguns já se conectam automaticamente e outros solicitam o preenchimento de alguns dados pessoais para fazer cadastro, como seu endereço de e-mail. Portanto, sempre que não conseguir se conectar imediatamente ou tiver problemas basta entrar em contato com um atendente local.

Ficou sem wifi? Veja passo a passo como rotear internet do tablet ou celular

Procurando um plano de internet, tv ou telefone fixo?

Ligue gratuitamente para um de nossos parceiros e receba ajuda para escolher a melhor oferta para você!

0800 345 1515

3) Redes Wi-Fi Públicas

Algumas cidades possuem acordos com empresas privadas para disponibilizar wi-fi gratuito na cidade, especialmente em pontos turísticos e no transporte público. A tecnologia para isso é chamada Wimax, feita para funcionar em longas distâncias, de até 9 km!

Essa atitude moderna e de inclusão digital é muito adotada na Europa e Estados Unidos, mas no Brasil também! Até o ano de 2015, 1.457 cidades brasileiras ofereciam rede wi-fi pública gratuita.

Sempre que for viajar ou ir para algum local da sua própria cidade procure se informar sobre a rede de wi-fi pública ! É muito útil e costuma funcionar muito bem.

4) Hotspots de Wi-Fi das operadoras

Buscando atrair mais clientes e apresentar mais vantagens em seus planos, algumas operadoras já oferecem wi-fi grátis para os seus usuários. Abaixo estão algumas das maneiras de ter acesso a conexão:

  • Hotspots disponibilizados pela própria operadora:

É um serviço que oferece acesso à internet sem fio em locais públicos, como shoppings, aeroportos, hospitais, estádios, etc. Tim, Oi, Vivo, Claro, Algar, Linktel e até a NET possuem esse serviço!

Geralmente, as operadoras já informam que possuem essa utilidade no momento de contratação do plano. A maioria dos pacotes com wi-fi grátis são planos de celular e você pode comparar antes para saber qual combina mais com você.

Você também pode baixar apps específicos para encontrar essas redes com mais facilidade. Alguns deles são: Tim Wi-Fi, Oi WiFi, Vivo TU Go, Claro Wi-Fi Max.

  • Compartilhe wi-fi da sua banda larga

Algumas operadoras permitem que você ofereça a conexão da sua internet fixa e também receba de outras pessoas ! É o caso do Oi WiFi FON: os clientes Oi Banda Larga podem configurar seus modens para fornecer internet aberta e compartilhada. Quanto mais pessoas fizerem isso, mais pontos de acesso wi-fi grátis estarão disponíveis para os clientes da operadora usarem.

  • Compartilhamento de franquia de dados:

De forma parecida, algumas operadoras permitem o compartilhamento da sua internet móvel. É o que acontece em muitos planos família, mas que agora também está se tornando comum em outros planos.

A Vivo por exemplo, agora permite que seus clientes compartilhem internet entre si em planos controle e pré-pago, através do envio e solicitação de certa quantidade de megabytes de franquia.

Leia também:

Está insatisfeito com seu plano de celular?

Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!

Ver Planos

Conteúdo atualizado em

Marcela Brito

Por Marcela Brito

Formada em Jornalismo pela UFMG, Marcela é pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Há mais de 6 anos, ela atua na produção de conteúdo, reportagem e redação para web. Em 2020, foi premiada com o grupo Matiz no 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Ela valoriza a produção de conteúdos acessíveis. Por isso, gosta de descomplicar informações relacionadas às telecomunicações.