Internet via Satélite: devo contratar?

Lucas Vitorino
  • 0 comentários

Quanto o assunto é ter internet em casa, você provavelmente pensa em planos de banda larga, não é? Mas você sabia que nem toda internet fixa é uma banda larga?

Pois é, inicialmente a conexão era discada, de forma que dependia de uma linha telefônica para se conectar.

Com o passar dos anos a internet evoluiu rapidamente e com a sua evolução, mais e mais pessoas começaram a ter acesso ao serviço. Novas tecnologias como a fibra ótica e o 4G surgiram e deixaram a internet discada para trás.

Porém, em locais mais distantes, como pequenas cidades do interior, o acesso à internet banda larga é dificultado, já que a estrutura física necessária para que a conexão aconteça muitas vezes não está presente. Por isso, outras formas de conexão ainda são utilizadas.

Mas a diversidade de tecnologias de internet pode deixar muita gente confusa sobre o seu funcionamento, qualidade e cobertura.

Por isso, o texto de hoje fala da internet via satélite. Você vai saber o que é, como funciona, a qualidade do serviço e se ela é o que está procurando para a sua casa!

internet via satélite

Melhor Plano

O que é a internet via satélite?

O serviço de internet via satélite surgiu para oferecer acesso a uma conexão banda larga sem a necessidade de cabos. Um movimento para levar o acesso à internet para regiões onde a falta de cabos impedia que pessoas conseguissem se conectar a internet.

Na época em que foi criada, a internet via satélite poderia chegar a uma velocidade dez vezes maior do que a antiga internet discada.

Melhor Plano

Hoje, a internet via satélite é uma forma de acesso à internet que possibilita uma alta taxa de transferência de dados, ou seja, alta velocidade. A comunicação do serviço é feita do cliente para o satélite e do satélite para o seu servidor.

Assim como os outros serviços de internet banda larga que já são popularmente conhecidos, a internet via satélite também tem uma transmissão de dados que é feita de modo bidirecional. Sendo assim, ela recebe e envia dados.

Leia também: Saiba quais são os melhores provedores de internet banda larga do país.

internet via satélite

O que é preciso para ter acesso ao serviço de internet via satélite?

A internet via satélite, assim como os serviço de banda larga, requer que você tenha aparelhos receptores para o sinal que será transmitido. A diferença entre ambas é que os cabos convencionais que levam internet a sua casa são substituídos por uma antena.

A antena parabólica recebe o sinal da internet via satélite e você precisará de dois modens (ao contrário de um, como estamos acostumados) que farão a conversão do sinal de internet em dados que o computador interpreta para se conectar à rede.

Como a internet via satélite funciona?

O funcionamento da internet banda larga via sinal de satélite acontece, basicamente, em três etapas:

  1. O usuário entra em seu navegador de internet usando o computador ou celular. Quando ele tenta acessar um site específico, é como se ele fizesse um pedido para entrar em tal site. Desta forma, um sinal é enviado para o satélite de sua provedora de internet. Esses satélites costumam ficar a mais de 35 mil km de altura!
    Toda essa comunicação entre o usuário e o satélite que lhe dará o sinal de conexão é feita de forma rápida. Além disso, o satélite fica sempre em uma posição fixa em relação ao eixo da terra, com isso você terá uma melhor conexão.
  2. Quando o satélite recebe o pedido de acesso ao site, ele é conectado ao centro de operações de sua provedora de internet que localiza o site desejado.
  3. Por fim, o site responderá ao seu pedido através do mesmo sistema. Ele, então, passa pelo satélite novamente e vai para o seu computador ou celular passando pela antena que receberá o sinal e o modem instalado em sua residência. Mesmo que a distância entre todos esses dispositivos seja muito grande, a troca de informações e o recebimento de sinais acontece em questão de segundos.

Quando a internet via satélite é a melhor opção?

Em municípios que não recebem a prestação de serviços oferecidas pelas redes telefônicas terrestres (como a NET), pelas redes de fibra ótica (como a Vivo Fibra) ou por empresas que permitem a comunicação via rádio, a internet via satélite é a única solução.

Uma das maiores vantagens da internet via satélite é as áreas que ela cobre. Em muitos locais mais afastados, ou municípios remotos do país, a internet banda larga que é levada via cabos não existe. Para as pessoas que desejam ter acesso a internet desses lugares, a internet via satélite é a melhor opção.

Por ter o seu sinal recebido e enviado por um satélite, a cobertura para que a conexão aconteça é garantida em uma enorme região, já que o dispositivo necessário para que isso aconteça está no espaço.

Entretanto, não deixe de conferir os planos de internet banda disponíveis na sua região. Pode ser que alguma operadora atenda a sua casa, sendo uma opção melhor do que a tecnologia de satélite. Isso porque o serviço de internet à cabo está menos sujeito à interferências do que o sinal transmitido pelo ar, como é o caso da internet via rádio e via satélite.

É possível criar uma rede wi-fi com a internet via satélite?

A partir do momento que o cliente contrata um plano de internet via satélite, ele poderá criar redes internas, redes sem fio ou repetidores de sinal via rádio para poder facilitar a comunicação em diferentes pontos de sua casa, por exemplo.

Algumas empresas que fornecem internet via satélite já disponibilizam o serviço de conexão Wi-Fi de forma gratuita para seus assinantes. Dessa forma a própria empresa fornece os aparelhos necessários para criar essa transmissão em sua residência.

A vantagem de ter uma rede wifi é a possibilidade de mobilidade e a liberdade de não estar preso a cabos ou fios.

Com um sinal de internet via wifi é possível se conectar à internet de qualquer cômodo em sua residência. Além disso, vários dispositivos podem se conectar a internet ao mesmo tempo, assim mais de uma pessoa pode acessar a internet de forma simultânea.

Como contratar a internet via satélite?

A maioria das provedoras de conexão via satélite são regionais. As operadoras de banda larga e telefonia que conhecemos, como Oi, Vivo e Net, não costumam oferecer esse tipo de serviço.

Para contratar, portanto, é preciso saber qual operadora atende a sua região e entrar em contato diretamente com ela.

Algumas provedoras que oferecem a internet via satélite são:

Vale à pena conferir também como funcionam outras tecnologias de sinal, como a internet via rádio ou a internet discada, ainda ofertada pela Vivo.

Você já conhecia o serviço de internet via satélite? Ficou com alguma dúvida ou quer dividir com a gente as suas impressões sobre a conexão via satélite? Que tal deixar o seu comentário?!

 

Internet via Satélite: devo contratar?
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…