Compare planos de internet

Internet via Satélite: o que é, como funciona e onde contratar

Em locais mais distantes, como pequenas cidades do interior, o acesso à internet banda larga é dificultado, já que a estrutura física necessária para que a conexão aconteça muitas vezes não está presente.

Por isso, o texto de hoje fala da internet via satélite. Você vai saber o que é, como funciona, a qualidade do serviço e se vale a pena contratar!

 

O que é a internet via satélite?

O serviço de internet via satélite surgiu para oferecer acesso a uma conexão banda larga sem a necessidade de cabos.

Na época em que foi criada, a internet via satélite poderia chegar a uma velocidade dez vezes maior do que a antiga internet discada.

Hoje, a internet via satélite é uma forma de acesso à internet que possibilita uma velocidade de conexão mais alta. A comunicação do serviço é feita do cliente para o satélite e do satélite para o seu servidor.

Leia também: Saiba quais são os melhores provedores de internet banda larga do país.

Internet via satélite rural

Para pessoas que vivem em zonas mais afastadas dos grandes centros, conseguir internet pode ser uma tarefa um pouco complicada, já que geralmente as áreas não possuem instalações cabeadas de banda larga.

Por isso, existem algumas empresas que oferecem serviços de internet via satélite rural, facilitando a conexão de pessoas em sítios ou fazendas.

Como contratar internet via satélite

Confira algumas empresas que oferecem o serviço de internet via satélite:

Além dessas, existem diversas outras no mercado, recomendamos também que você verifique se algum provedor próximo de você realiza esse tipo de serviço.

É importante lembrar que alguns planos possuem cobertura limitada, portanto verifique se sua região está disponível.

Vale à pena conferir também como funcionam outras tecnologias de sinal, como a internet via rádio ou a internet discada.

Internet via satélite Claro

A Claro também possui planos de internet via satélite, estes também são direcionados para zonas rurais do Brasil.

A operadora disponibiliza três opções: o Claro Móvel RuralClaro Internet Rural MóvelClaro Móvel Rural Pré Pago.

Os planos funciona na modalidade pré-paga, onde você paga apenas quando for utilizar.

Você pode conferir todas as informações como preço e disponibilidade no site oficial da operadora

Aproveite e compare os planos de internet da Claro e confira a disponibilidade em sua região!

Internet via satélite ilimitada

Uma das características da internet via satélite é que geralmente os planos não são ilimitados. Isto quer dizer que você possui um limite de dados para ser utilizado.

Quando você entra em algum site, assiste vídeos ou manda mensagens esse pacote é consumido, e quando o limite é excedido as provedoras limitam a sua velocidade de conexão.

Entretanto, os pacotes geralmente possuem um limite generoso e aumentam conforme o valor do plano.

O que é preciso para ter acesso ao serviço de internet via satélite?

A internet via satélite é transmitida para um receptor que é instalado em sua casa.

A antena parabólica recebe o sinal da internet via satélite e você precisará de dois modens que farão a conversão do sinal de internet em dados para se conectar à rede.

Como a internet via satélite funciona?

A internet via satélite funciona de forma bem simples:

  • Ao acessar algum site, um sinal é enviado para o satélite de sua provedora. Este sinal é recebido e enviado novamente para seu computador.
  • O servidor do site recebe o sinal e te conecta, mostrando as informações na tela. A conexão é feita de forma rápida, com duração de segundos.

Leia também: Conheça a internet via satélite da Sky

Internet via satélite é boa?

Em municípios que não recebem a prestação de serviços oferecidas pelas redes telefônicas terrestres (como a NET), pelas redes de fibra ótica (como a Vivo Fibra) ou por empresas que permitem a comunicação via rádio, a internet via satélite é a única solução.

Por ter o seu sinal recebido e enviado por um satélite, a cobertura para que a conexão aconteça é garantida em uma enorme região, já que o dispositivo necessário para que isso aconteça está no espaço.

Entretanto, confira se alguma operadora oferece serviços de banda larga para sua região. Onde a conexão por cabos é mais rápida e eficiente!

É possível criar uma rede wi-fi com a internet via satélite?

Algumas empresas que fornecem internet via satélite já disponibilizam o serviço de conexão Wi-Fi de forma gratuita para seus assinantes. Dessa forma a própria empresa fornece os aparelhos necessários para criar essa transmissão em sua residência.

A vantagem de ter uma rede wifi é a possibilidade de mobilidade e a liberdade de não estar preso a cabos ou fios.

Com um sinal de internet sem fio é possível se conectar à internet de qualquer cômodo em sua residência.

Além disso, vários dispositivos podem se conectar a internet ao mesmo tempo, assim mais de uma pessoa pode utilizar o serviço de forma simultânea.

Leia também:

Conheça a HughesNet Brasil: como contratar, onde está disponível e mais!

Você já conhecia o serviço de internet via satélite? Ficou com alguma dúvida ou quer dividir com a gente as suas impressões sobre a conexão via satélite? Que tal deixar o seu comentário?!

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…