Carregando...

MelhorPlano.net

Rede móvel indisponível: saiba o que fazer

O aviso de "rede móvel indisponível" quer dizer que, por conta de problemas de sinal, IMEI ou rede da operadora, você não consegue fazer ligações, navegar na internet ou utilizar serviços que dependem de conexão. Saiba como resolver esse problema!

O que fazer quando a rede móvel está indisponível?

Você pode tentar algumas das opções a seguir para voltar a usar os serviços em seu celular!

1. Coloque o celular no modo avião por alguns segundos

  1. Pressione o botão de ligar e desligar;
  2. Toque no ícone do avião ou vá até as opções de configuração e selecione “modo avião”;
  3. Tente fazer uma chamada;
  4. Selecione o botão “Ok” quando aparecer na tela uma mensagem dizendo que você se encontra no “Modo offline” e perguntando se quer voltar para o online.

Caso consiga completar a ligação, o problema estará resolvido. Outra tentativa válida é desligar o aparelho por alguns segundos e ligá-lo novamente para checar se a rede está disponível novamente.

2. Selecione uma rede manualmente

  1. Acesse o menu de “Aplicações” ou “Configurar”;
  2. Toque na opção “Mais”;
  3. Selecione “Redes móveis” ou “Redes celulares”;
  4. Vá em “Operadoras de Rede”.

Em seguida, o aparelho fará uma pesquisa das redes que estão disponíveis na área onde você se encontra e escolherá a rede de sua operadora.

3. Acione os dados roaming

Se você estiver fora do Brasil e receber uma mensagem de rede móvel indisponível, uma solução pode ser ativar os dados roaming.

Essa função permite que seu aparelho receba os dados de uma rede que não pertence à sua operadora, o que pode gerar custos adicionais caso seu plano de celular não ofereça esse serviço.

Para acionar os dados roaming, faça o seguinte caminho: “Aplicações” ou “Configurar” > “Mais” > “Redes Móveis ou Redes celulares” > “Dados roaming” ou “Roaming de dados”.

4. Corrija erro de firmware

Pode ser que o seu celular esteja com um erro de firmware e, nesse caso, a melhor solução é instalar novamente a versão original do seu sistema operacional.

A dica aqui é levar o seu celular para um especialista para garantir que todo o processo seja feito de maneira correta, sem gerar danos para seu aparelho.

Vale lembrar: Quando a versão original de fábrica do seu celular é restaurada, você pode perder informações salvas, como fotos, vídeos, mensagens de Whatsapp, etc.

5. Restaure as configurações de fábrica

Mesmo que a causa do problema não seja o firmware, você pode restaurar as configurações de fábrica do aparelho para tentar resolver o erro de rede móvel indisponível.

Lembre-se que essa ação elimina todos os aplicativos, contatos e dados salvos no seu celular. Por isso, é importante fazer um backup dos seus arquivos para depois poder salvá-los no aparelho novamente.

Veja  passo a passo para restaurar o padrão de fábrica no seu smartphone:

  1. Acesse o menu de “Aplicações” do seu Android ou vá direto em “Configurar”, já que alguns aparelhos têm essa opção;
  2. Toque em “Fazer backup e redefinir”;
  3. Selecione a opção “Restaurar dados de fábrica”;
  4. Clique em “Restaurar Telefone”.

6. Verifique seu chip

Os chips armazenam informações muito importantes. Por isso, se eles estiverem mal posicionados, oxidados ou com algum tipo de sujeira ou arranhões também podem provocar a indisponibilidade da rede.

Para solucionar esse problema, desligue completamente o aparelho e só depois verifique como está o chip. Se necessário, remova a bateria.

Retire e reposicione o chip no slot (a parte do aparelho onde fica o dispositivo). Se ele estiver oxidado ou sujo, limpe cuidadosamente a parte metálica com uma borracha de apagar lápis comum e coloque novamente no local.

Em seguida, ligue o aparelho e veja se a rede está disponível. Se o problema não resolver, indicamos adquirir um novo chip e cadastrá-lo.

7. Atualize seu sistema operacional

Enfim, a rede móvel indisponível pode estar relacionada a um sistema operacional desatualizado. Nesse caso, a recomendação é atualizar o software do aparelho para a versão mais recente. Você mesmo pode fazer isso. Veja como é fácil:

  1. Vá até o menu de “Aplicações” ou selecione direto “Configurar”;
  2. Toque em “Sobre o Telefone”;
  3. Selecione a opção “Atualizações do Sistema” e aguarde a verificação para saber se existem atualizações disponíveis;
  4. Baixe e instale as atualizações, caso estejam disponíveis.

Atenção: para fazer esse procedimento, a bateria do seu celular deve estar totalmente carregada. Se depois de todas as tentativas o problema persistir, fale com o atendimento da sua operadora.

Seu plano de celular fica sem sinal com frequência?

Compare ofertas em outras operadoras!

Ver Planos

Por que o celular perde o sinal?

A rede móvel indisponível pode ter diversas causas. Veja abaixo,

Localização do telefone

Se você costuma se deslocar muito pela cidade, o sinal pode ficar fraco em certos pontos ou estar em um local fora da área de cobertura da sua operadora.

Se esse erro acontecer frequentemente pode ser que a abrangência da operadora não esteja te atendendo bem. Nesse caso, a melhor opção é pesquisar outras ofertas e trocar de plano. Para não ter surpresas indesejáveis, é bom conhecer melhor os serviços das operadoras antes de contratar um plano.

IMEI não encontrado

Outro motivo para rede móvel não disponível ocorre quando sua operadora não consegue encontrar o IMEI, o número de identificação do seu aparelho.

Isso pode estar relacionado a algum problema de firmware, instruções programadas no hardware de um celular que permitem o bom funcionamento do aparelho ou à versão do seu sistema operacional que pode estar desatualizada.

Problemas na rede da operadora

Além de problemas temporários ou de manutenção na região onde você se encontra, a rede móvel indisponível pode ser causada pela presença em uma área com sinal fraco ou devido à falta de cobertura local.

Problemas no próprio aparelho ou no chip também podem causar esse erro.

Se você está pensando em trocar de operadora, nós preparamos um ranking dos melhores planos para te ajudar!

Dafne Braga

Por Dafne Braga

Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.