Compare planos de internet 4G

Claro e TIM têm melhora na qualidade de internet 4G no país, aponta estudo

As operadoras subiram sua classificação de “bom” para “muito bom” na última pesquisa da OpenSignal

As maiores operadoras nacionais já estão se preparando para a implantação do 5G no país. Se tudo der certo, até o fim do ano as operadoras Tim, Vivo e Claro já disponibilizarão os primeiros planos conectados à nova rede.

Porém, uma vez que somente os aparelhos ponta de linha possuem a tecnologia necessária para se conectar à rede 5G, a internet 4G ainda vai continuar sendo a principal rede de conexão mobile.

Por isso, antes de contratar um plano de internet para o seu celular, é importante saber a qualidade da conexão 4G. É isso que releva uma pesquisa realizada pela Opensignal e divulgada em Julho de 2020. Confira os principais resultados!

Melhor Internet 4G do Brasil

De acordo com a pesquisa, a Claro se mantém como líder na qualidade da internet 4G. A operadora ganhou 5 das 7 categorias avaliadas por usuários (Experiência de Vídeo, Experiência de Chamada por Voz, Experiência em Jogos, Velocidade de Download e Velocidade de Upload). 

Em outras duas categorias, relacionadas à abrangência de sinal, a TIM se consagrou como operadora vencedora. Já no quesito “Disponibilidade de 4G” o estudo revelou que clientes da TIM foram capazes de se conectar à rede 4G 88,2% das vezes e que a operadora também possui a maior cobertura de sinal 4G no país.

O levantamento foi realizado por um período de 90 dias começando em 1º de Março de 2020, comparando as 4 principais operadoras nacionais: Tim, Claro, Vivo e Oi. Também foram analisados os dados nos estados do país, incluindo grandes operadoras regionais como a Nextel e a Algar. 

Ficou insatisfeito com o desempenho da sua operadora na pesquisa e quer trocar de plano? Compare as ofertas Claro 4G e Tim 4G, destaques no estudo, e veja qual a melhor opção para você!

Análise Nacional da Internet 4G

Experiência de Vídeo

O país observou uma melhora significativa em experiência de vídeo, de acordo com o estudo. Numa classificação que avalia a experiência como sendo “Ruim”, “Razoável”, “Boa”, “Muito Boa” e “Excelente”, tanto a TIM quanto a Claro foram classificadas como “Muito Boa” pelos usuários, ao contrário da classificação anterior que foi “Boa”. Isso significa que, em média, os usuários conseguiram carregar os vídeos rapidamente na internet 4G e fazer streaming sem muitos travamentos.

Experiência em Games

A Experiência em Games, segundo os próprios brasileiros, não se destacou. A Claro foi a única operadora que conseguiu classificação “Razoável” nessa categoria com 70 pontos. Já as demais concorrentes ficaram mais de 10 pontos atrás, sendo classificadas por oferecer uma experiência “Ruim” em jogos online, o que significa que o usuário enfrenta problemas de lags e dificuldades em manter a conexão ao longo do jogo.

Vários fatores podem gerar uma experiência não satisfatória durante jogos online. Além da velocidade de download e upload, a estabilidade do sinal é um componente importante para uma boa experiência nos games, uma vez que um sinal que oscila muito pode causar diversos lags e delays na partida.

Experiência em Chamadas por Voz

Nesta categoria são avaliadas as chamadas por voz via aplicativos no celular como o Whatsapp, Skype e Facebook Messenger. As classificações vão de “Impossível de se Comunicar” até “Excelente”. Nessa categoria, a Claro novamente levou a melhor pontuação, ficando na classificação “Comunicação Aceitável”, porém muito perto de conseguir uma classificação “Boa”.

As outras operadoras não ficaram muito atrás. A TIM conseguiu a mesma classificação da Claro, enquanto Vivo e Oi apresentaram uma experiência classificada como “Ruim” nessa categoria. A pontuação significa que boa parte dos usuários tiveram dificuldades durante suas ligações por apps, como travamentos e distorções na voz. 

Velocidade de Download e Upload

Enquanto todas as operadoras apresentaram melhora nessas duas categorias, a Claro registrou uma velocidade  média de internet 4G (download) de mais de 50% maior que a Vivo, que ficou em segundo lugar.

A Claro também apresentou a maior velocidade de upload, seguida por um empate técnico entre a TIM e Vivo. É comum que a velocidade de upload percebida seja bem menor que a de download, porém com o aumento de uso das redes sociais e do hábito de se postar vídeos e fotos, a velocidade de upload tem se tornado cada vez mais importante para a experiência do usuário.

Ficou curioso para saber a velocidade de download do seu plano de internet 4G? Veja como fazer teste de download!

Cobertura e Disponibilidade de sinal 4G

Nessas duas últimas categorias, a TIM foi o grande destaque. Na categoria “Disponibilidade” o estudo apontou que, em média, os usuários conseguiram conectar à internet 4G da operadora 88,2% das vezes que tentaram. A pior performance nessa categoria foi da Oi, com 70,2%.

Na categoria “Cobertura” a TIM também levou o primeiro lugar. Numa escala de 0 a 10, a TIM conseguiu 6,3, seguida da Vivo com 6,2. A nota representa a quantidade de cidades onde os usuários conseguiram conexão 4G de cada uma das operadoras.

Análise Regional da Internet 4G

A análise regionalizada comparou o desempenho das operadoras em cada um dos 26 estados do país. Nas categorias de “Cobertura” e “Disponibilidade” de sinal, a TIM ganhou em 22 dos estados. Os usuários conseguiram conexão a uma rede 4G da operadora, em média, mais de 90% das vezes. No Acre, esse número chegou a 95%. Foi observado que a TIM também é a operadora que fornece maior abrangência do sinal 4G.

Nas categorias de qualidade da conexão, a Claro se destacou na maioria dos estados. Em regiões como Norte e Nordeste a operadora empatou com pelo menos uma concorrente. Santa Catarina registrou a maior velocidade média de download e a melhor Experiência em Vídeo. Já o estado do Rio Grande do Sul registrou a melhor “Experiência em chamadas por Voz”.

Visualize os dados por estado clicando aqui.

O que achou dos resultados do estudo da OpenSignal? Você tem uma experiência parecida na sua operadora? Se o seu plano de internet 4G não estiver atendendo bem às suas necessidades, vale a pena comparar ofertas de outras operadoras. Acesse o Melhor Plano e compare os planos de celular disponíveis na sua região!