Melhor operadora de celular no Brasil

Desde 2012 a Anatel realiza uma pesquisa anual de satisfação e percepção de qualidade dos serviços de telefonia e internet móvel no Brasil. Buscando auxiliar o usuário na escolha do seu plano de celular, o Melhor Plano organizou os dados da pesquisa e montou um ranking completo das melhores operadoras de pré e pós-pago do país em 2017.

Destaques

  • Porto Seguro é a melhor operadora em pós-pago
  • Sercomtel tem melhor serviço pré-pago
  • Vivo e Nextel ocupam o segundo lugar no pós-pago
  • Vivo tem a internet mais rápida no pré

Porto Seguro é a melhor operadora em pós-pago

A operadora, pesquisada apenas no estado de São Paulo, apresentou média de 8,12 pontos em satisfação geral. A Porto Seguro também tem a melhor velocidade e qualidade de funcionamento do pós-pago na opinião dos usuários. Confira a disponibilidade para a sua região.

Sercomtel tem melhor serviço pré-pago

Repetindo o desempenho do ano anterior, a Sercomtel apresentou a maior média no indicador de satisfação geral do pré-pago, com 7,84 pontos. Ela também foi a melhor em qualidade, com média de 7,43 no indicador de funcionamento.

Vivo e Nextel ocupam o segundo lugar no pós-pago

As operadoras tiveram empate técnico na categoria de satisfação geral, com média de 7,03 pontos. A Nextel também se destacou em qualidade, com 7,41 pontos no indicador de funcionamento do pós-pago. Veja os planos da Nextel pra sua cidade!

Vivo tem a internet mais rápida no pré

Com média de 6,50 pontos, a Vivo foi primeiro lugar na categoria que avalia a velocidade de internet móvel do pré-pago. A operadora foi pesquisada em 27 estados e ficou em primeiro lugar de satisfação com o pré em 16 deles. Conheça os planos da Vivo!

Indicador de Satisfação Geral do Pré-pago

Sercomtel7.8
Algar7.3
Vivo7.0
Claro6.8
Tim6.7
Oi6.5

A satisfação geral é calculada pela média das notas dos usuários em relação a todo o conjunto de serviço de pré-pago, desde a contratação e resolução de problemas até a qualidade das ligações e funcionamento da internet 3G e 4G. Segundo a Anatel, a média brasileira subiu de 6,62 pontos, na pesquisa pesquisa anterior, para 6,78 pontos atualmente.

Melhores operadoras por categoria Pré-pago

SatisfaçãoFuncionamentoAtendimento
Algar
Claro
Oi
Sercomtel
Tim
Vivo

A pesquisa de satisfação e percepção de qualidade feita pela Anatel apresenta, além da satisfação geral, outros 6 indicadores. Buscando, destacar as informações mais relevantes para o usuário, o Melhor Plano selecionou entre eles apenas os indicadores de atendimento e funcionamento, que é subdividido em:

  • disponibilidade de sinal, ou seja, conseguir fazer e receber ligações;
  • estabilidade das ligações, caracterizada pela ausência de quedas ou ruídos;
  • disponibilidade da internet 3G/4G, medida pela capacidade de acessar sempre que preciso;
  • estabilidade de internet, medida pela capacidade de manter a conexão de internet 3G/4G sem quedas;
  • e velocidade de navegação.

É importante ressaltar que nem todas as operadoras estão presentes em todos os estados, o que pode influenciar na média geral. Quanto mais estados uma operadora atender, mais diversificada será a opinião dos usuários sobre ela e a qualidade de serviço oferecida.

Para saber mais detalhes e conhecer todos os 7 indicadores da pesquisa, confira o conteúdo no final da página.

Indicador de Satisfação Geral do Pós-pago

Porto Seguro8.1
Vivo7.0
Nextel7.0
Claro6.9
Algar6.9
Tim6.8
Oi6.2

A satisfação geral é calculada pela média das notas dos usuários em relação a todo o conjunto de serviço de pós-pago, desde a contratação e resolução de problemas até a qualidade das ligações e funcionamento da internet 3G e 4G. Assim como no pré, a satisfação com os serviços de pós-pago no Brasil também aumentou. A categoria saiu de uma média nacional de 6,72 pontos para 6,86.

As notas variam em uma escala de 0, totalmente insatisfeito, a 10 totalmente satisfeito

Melhores operadoras por categoria Pós-pago

SatisfaçãoFuncionamentoAtendimento
Algar
Claro
Nextel
Oi
Porto Seguro
Tim
Vivo

Assim como no pré-pago, a pesquisa de satisfação e qualidade do pós, feita pela Anatel, é composta por 7 indicadores. Buscando destacar as informações mais relevantes para o usuário, o Melhor Plano selecionou entre eles apenas os indicadores de satisfação geral, atendimento e funcionamento, que é subdividido em:

  • disponibilidade de sinal, ou seja, conseguir fazer e receber ligações;
  • estabilidade das ligações, caracterizada pela ausência de quedas ou ruídos;
  • disponibilidade da internet 3G/4G, medida pela capacidade de acessar sempre que preciso;
  • estabilidade de internet, medida pela capacidade de manter a conexão de internet 3G/4G sem quedas;
  • e velocidade de navegação.

É importante ressaltar que nem todas as operadoras estão presentes em todos os estados, o que pode influenciar na média geral. Quanto mais estados uma operadora atender, mais diversificada será a opinião dos usuários sobre ela e a qualidade de serviço oferecida.

Para saber mais detalhes e conhecer todos os 7 indicadores da pesquisa, confira o conteúdo no final da página.

Pesquisa de satisfação e qualidade da Anatel

Saber a qualidade do serviço de uma operadora é essencial na hora de escolher seu plano de celular. Alguns fatores como ausência de sinal, ligações com ruídos, internet lenta e mau atendimento não são só desagradáveis, como também significam que você está pagando por um serviço que não recebe.

Pensando nessa necessidade do consumidor de obter informações imparciais e honestas sobre as operadoras de telefonia, a Anatel realiza desde 2002 uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade. Nessa pesquisa, a agência recolhe a opinião de mais de 150 mil pessoas em todo o país, que avaliam as operadoras desde a qualidade do serviço prestado à eficiência no atendimento.

Até 2012, a pesquisa da Anatel envolvia apenas os serviços de telefonia móvel e fixa. Com o tempo o órgão regulador passou a abordar outras atividades e, em 2015, reformulou sua metodologia, reunindo em um único relatório as avaliações para a banda larga, celular pós-pago e pré-pago, fixo e TV por assinatura.

Além de abranger todos os serviços de telecomunicação, a pesquisa também é completa em critérios de avaliação. Na avaliação do pré e do pós-pago, a Anatel utiliza 20 perguntas em cada questionário, que são dividas em 6 indicadores de qualidade, além da Satisfação Geral. São eles:

  • Indicador de Oferta e Contratação: Avalia a facilidade de entendimento dos planos contratados e se a operadora cumpre o que promete em suas propagandas.
  • Indicador de Funcionamento: Avalia a disponibilidade de sinal e de internet 3G ou 4G, a qualidade das ligações, definida pela ausência de ruídos, quedas e interferências, a capacidade de manter a conexão 3G/4G sem quedas e a velocidade de navegação da internet móvel.
  • Indicador de Cobrança: Avalia se os valores cobrados estão de acordo com o contratado e se há clareza das informações na conta.
  • Indicador de Canais de Atendimento: Avalia o atendimento presencial na loja, por telefone e via internet.
  • Indicador de Atendimento Telefônico: Avalia o tempo de espera para falar com atendente, a necessidade de repetir a demanda, e a capacidade dos atendentes de esclarecer dúvidas, dar informações e orientações.
  • Indicador de Capacidade de Resolução: Avalia a resolução de problemas com cobrança, mudança de planos, cancelamento, qualidade das ligações e conexão com a internet móvel.

Além dessas avaliações, os clientes entrevistados pela Anatel devem dar uma nota geral para a sua operadora que fará parte do Indicador de Satisfação Geral. Através dele podemos saber em que medida o serviço desejado pelos consumidores está sendo entregue e, então, concluir qual a melhor

Indicadores de Avaliação da Melhor Operadora de Celular

Buscando uma maneira de deixar os resultados mais acessíveis e claros para os consumidores, o Melhor Plano escolheu 3 indicadores e “desmembrou” um deles para abordar nesse conteúdo. Eles são: o Indicador de Satisfação Geral, Indicador de Canais de Atendimento e o Indicador de Funcionamento.

O Indicador de Satisfação Geral é a principal média da pesquisa da Anatel, por isso o utilizamos para definir quais as melhores operadoras levando em conta todos os aspectos do serviço prestado. Já o Indicador de Canais de Atendimento foi utilizado para resumir as avaliações em torno da comunicação com a operadora.

Por se tratar da qualidade de sinal e navegação de internet, o Indicador de Funcionamento foi ilustrado em nosso conteúdo de duas maneiras: uma indicando os resultados para a velocidade de navegação, muito importante para os usuários mais conectados; e outra mostrando o funcionamento como um todo, incluindo a velocidade.

A melhor operadora de celular pré-pago

Na pesquisa divulgada em 2017 pela Anatel, a Sercomtel apresentou o melhor desempenho no serviço de pré-pago do país, mantendo a primeira posição da pesquisa anterior. A operadora do Paraná não apresentou nenhum aumento em sua média de satisfação, mas ainda assim ficou meio ponto à frente da segunda colocada, Algar.

Apesar de não ter sido analisada no pós-pago, a Sercomtel oferece planos para os dois tipos de serviços para celular, além de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura em algumas regiões do Paraná.

Para saber a disponibilidade na região confira o site da Sercomtel.

Os resultados da operadora surpreendem pelo seu destaque e por sua tendência a mantê-la nas primeiras posições. Entretanto, a questão da abrangência geográfica influencia nesse desempenho. Como a própria Anatel aponta, quanto maior o número de estados que a operadora atende, mais difícil manter a qualidade percebida pelos usuários.

IndicadorAlgarClaroOiSercomtelTimVivo
Satisfação Geral7,346,756,527,846,736,78
Nº de Estados3272712727

Como é possível ver na tabela acima, a relação das médias das operadoras em satisfação geral e o número de estados em que foram pesquisadas mostra que as primeiras colocadas no pré-pago possuem menor abrangência.

Por isso, a Vivo também merece destaque. Além dos seus 6,78 pontos no indicador de satisfação nacional, a operadora foi campeã em 16 estados e surpreendeu com o primeiro lugar em velocidade de internet móvel no pré.

Além dos planos para celular, a Vivo também possui telefonia fixa, internet banda larga e TV por assinatura. Para aqueles que querem ter controle maior dos seus gastos sem precisar recarregar frequentemente, a Vivo também oferece planos controle por um preço bastante acessível.

Conheça os planos da Vivo disponíveis na sua cidade!

A melhor operadora de celular pós-pago

Pesquisada apenas no estado de São Paulo, a Porto Seguro foi o destaque nacional para o serviço de pós-pago. Com aumento de 0,20 pontos em relação ao ano anterior, a operadora se manteve na primeira posição do indicador de satisfação geral.

A Porto Seguro possui apenas planos pós-pagos, mas oferece também alguns serviços para empresas e vendas de aparelhos celulares. Você pode saber mais sobre ela no site da operadora.

Outra operadora que se destacou foi a Nextel. Analisada apenas no pós-pago, a operadora aumentou sua média de satisfação em 0,5 pontos em relação à pesquisa divulgada em 2016. Além disso, a Nextel se sobressaiu em velocidade de conexão e qualidade de ligações e internet móvel.

Além do pós-pago, a Nextel oferece planos controle, comunicação via rádio e planos compartilhados com a família.

Veja os planos da Nextel disponíveis na sua região!

IndicadorAlgarClaroNextelOiSercomtelTimVivo
Satisfação Geral6,916,937,026,248,126,816,86
Nº de Estados22522512627

Assim, como no pré-pago, o número de estados em que a operadora foi pesquisada influencia no seu desempenho. Por isso, a Vivo também é destaque no serviço pós-pago do Brasil.

Dos 27 estados em que foi pesquisada, a Vivo obteve o primeiro lugar em 21. A operadora também se destacou em funcionamento, com média nacional de 7,1 pontos, e em velocidade, com 6,5.

Confira os planos da Vivo para a sua cidade!

Então, este conteúdo te ajudou na escolha da sua operadora de celular? Conte pra gente a sua experiência ou nos dê alguma sugestão no contato@melhorplano.net!