Carregando...
Desde julho de 2020 a Claro 5G vem sendo implementada no Brasil. Mas após o leilão 5G, em novembro de 2021, outras operadoras também devem expandir o serviço para novas regiões.
Quer conhecer mais sobre o 5G da Claro, onde já está disponível, os aparelhos compatíveis e muito mais? Siga conosco!
Nesta página você encontra:
A Claro 5G é a quinta geração da tecnologia de redes móveis. Ela proporciona maior velocidade e transporte de dados para um grande número de usuários simultaneamente.
Com essa tecnologia, o tempo de resposta da rede é consideravelmente mais rápido, e as taxas de download podem atingir até 1Gbps (um gigabyte por segundo).
Atualmente, a Claro disponibiliza o 5G DSS, a porta de entrada para o 5G, que utiliza de rede e frequência atuais da operadora.
Ela também já está trabalhando na implementação do 5G SA, ou 5G autônomo, que funcionará de forma independente à rede 4G, oferecendo maior velocidade ao usuário.
A cobertura Claro 5G DSS está disponível no Brasil desde de julho de 2020, quando foi implementada em alguns bairros do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde então, a operadora vem estendendo seu sinal para bairros de outras capitais do país.
Após vencer o leilão do 5G, a Claro mudará por completo a frequência DSS para o 3,5 GHz, a mais usada para 5G no mundo.
Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais do país até julho de 2022.
Os planos Claro 5G não têm distinção alguma dos planos atuais. Se você tiver um aparelho compatível com a tecnologia, poderá usar o sinal da operadora na nova frequência sem mudar nada, caso sua cidade seja atendida.
Conheça abaixo os principais planos da Claro e não se esqueça de confirmar com a operadora se há cobertura 5G na sua região!
Veja os planos móveis da Claro e escolha o que mais se encaixar nas suas necessidades:
Não encontrou o plano de celular ideal para você?
Compare também as ofertas de outras operadoras em sua área e economize!
Atualmente, a Claro possui a cobertura 5G DSS em oito capitais do país, além de algumas cidades.
A frequência 5G DSS é o início da implementação da internet 5G da Claro no país. Segundo a operadora, “os investimentos feitos para implantar o 5G DSS, nas frequências atuais, serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G”.
Conheça abaixo todas as regiões que já possuem a cobertura 5G da Claro!
O Claro 5G está disponível em alguns bairros das seguintes regiões:
Além disso, a Claro deverá expandir o 5G no Brasil seguindo o cronograma de datas abaixo, elaborado pelo Ministério das Comunicações:
Sua cidade ainda não tem o 5G da Claro?
Veja outras ofertas da operadora e escolha a ideal para você!
No momento, apenas alguns aparelhos celulares suportam a internet 5G.
Clique na lista abaixo e veja quais são eles:
📱 Celulares Apple
📱 Celulares Samsung
📱 Celulares Motorola
📌 Confira aqui se você já precisa trocar para um celular com 5G.
O 5G começou a ser implementado no Brasil em julho de 2020, com a tecnologia DSS, que utiliza as redes 4G já existentes para funcionar. A Claro foi a pioneira, iniciando a entrega em São Paulo e Rio de Janeiro e expandindo para mais 12 cidades até o final de 2020.
No leilão ocorrido em novembro de 2021, Claro, TIM e Vivo garantiram a frequência mais importante da tecnologia 5G, a de 3,5GHz, e prometem implementá-la em todo o território nacional até julho de 2028.
Sim! A Claro tem, atualmente, o 5G DSS e está mudando sua frequência para o espectro de 3,5 GHz, que deve ser implementado em todas as capitais até julho de 2022.
Todos os planos da Claro possuem cobertura 5G. O que vai contar, no caso, é se seu aparelho possui ou não a tecnologia para receber o sinal.
No momento, algumas cidades dos seguintes estados possuem cobertura 5G: DF, PR, RJ, RS, SP, MG, PA, GO, AM, BA e MA.
Entre as principais vencedoras do leilão 5G estão a Telefônica (dona da Vivo), a TIM e a Claro. Elas arremataram os lotes nacionais de 3,5 GHz, faixa de maior interesse, uma vez que é nela que será disponibilizada a frequência exclusiva para o 5G.
Conteúdo atualizado em
Por Andreza Abreu
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO