Carregando...
A partir de 2022, começa a implementação da internet para celular 5G no Brasil. Em novembro de 2021, um leilão da Anatel concedeu quatro faixas de frequência da tecnologia no país. Operadoras como TIM, Vivo e Claro arremataram o leilão.
Se mostrando até 100 vezes mais veloz que o 4G, o 5G será base para o desenvolvimento de diversas tecnologias além de internet móvel ultrarrápida. Contudo, nem todo aparelho possui suporte. É preciso, portanto, de um celular com 5G integrado.
Veja nesse artigo as operadoras ganhadoras e novas informações sobre o 5G no país.
Neste texto você encontra:
Quer mais internet móvel para navegar na internet?
Confira planos de celular com 3G e 4G e escolha o ideal para você!
A quinta geração de internet já está entre nós. Mas, por enquanto, somente algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília vêm testando a tecnologia e utilizando sua forma de espectro, ou seja, uma versão para testes em celular com 5G incluso.
Por outro lado, foram definidas as operadoras que irão implementar a tecnologia, como Tim, Claro e Vivo. A partir de 2022, teremos as primeiras cidades com o sinal da quinta geração.
Você deve conferir se o seu celular já possui ou não a tecnologia 5G para saber se será necessária a troca.
Com a chegada da tecnologia levará um tempo (além da instalação elétrica completa das antenas, há uma série de outras burocracias), é preciso colocar na balança se, hoje, você utilizaria todo o potencial que o 5G possibilita.
É claro que, com o tempo, a tendência natural é que todas as pessoas passem a trocar seus aparelhos para adquirir a nova geração de internet. Contudo, até que isso ocorra, é bem provável que seu aparelho atual já esteja com o tempo de vida útil chegando ao fim.
Viu que ele está ficando ruim? Aguarde um pouco até 2022 e, em vez de investir no conserto do celular antigo, opte por um smartphone 5G.
Agora, caso sua profissão demande internet no dia a dia, como no caso de influencers ou donos de um endereço comercial virtual, talvez valha a pena já ir conhecendo os modelos compatíveis e disponíveis no mercado.
Vai que, no final, algum deles possui uma funcionalidade que você já procurava há um tempo? É uma escolha que pode ficar mais barata daqui a alguns meses, quando a demanda certamente aumentará.
Economize na conta de celular
Compare planos controle em sua região e pague sempre o mesmo valor no fim do mês!
De toda forma, recomendamos que você pondere alguns pontos antes de tomar sua decisão:
A tecnologia 5G já é uma realidade. Porém, sua implementação no Brasil ocorrerá de maneira gradual e pode levar cerca de 10 anos para atingir todo o território nacional.
Com o tempo, a tendência é que os aparelhos passem a ser fabricados já com a tecnologia 5G, propiciando uma mudança natural do 4G para a internet móvel da quinta geração.
O importante, no caso, é ficar de olho nas notícias e acompanhar o mercado de smartphones.
A tendência diante de novas tecnologias são produtos mais caros para um ambiente não completamente (ainda) favorável para sua atuação. É preciso cautela.
Levando em consideração as condições de oferta e demanda, atualmente modelos de celular com 5G no Brasil são considerados aparelhos intermediários ou de ponta, tendo valores acima de R$1.800,00.
Veja quais são os modelos disponíveis no Brasil.
À procura de um plano de celular com mais internet?
Veja planos pós pagos e escolha a melhor quantidade de internet para você!
Após o leilão da Anatel conceder faixas de frequência às operadoras, a partir de 2022 começarão a surgir as primeiras regiões com o 5G puro.
Atualmente São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro possuem o 5G DSS, uma forma dinâmica de compartilhar a tecnologia.
Embora exista controvérsias se o DSS é ou não uma tecnologia 5G, tecnicamente falando se trata sim da internet da quinta geração, contudo usando recursos do 4G e oferecendo uma internet móvel mais veloz e conectividade com latência nula.
Conheça o mapa que prevê a instalação de antenas (ERB) para celular 5G no Brasil:
Capitais e Distrito Federal
Demais cidades
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), encerrou no dia 5 de novembro o Leilão do 5G, que concedia quatro faixas de frequência para implementar a tecnologia.
O leilão movimentou 7 bilhões de reais. Winity II Telecom, Tim, Claro e Vivo arremataram essas faixas.
Essas faixas são divididas em lotes nacionais (para atuar em todo o território brasileiro) e regionais (atuação em locais específicos).
A subdivisão ocorre para que o 5G seja usado para diferentes propósitos, como prestação de serviços corporativos e telecomunicações.
Veja quais operadoras arremataram cada uma das faixas e qual seu grau de atuação no 5G:
Winity II Telecom — para atuar em rodovias federais e 4G nas cidades do interior.
TIM, Claro e Vivo — exclusiva para implementar em celulares com 5G, a tecnologia em todo território nacional.
Exclusiva para implementar o 5G em localidades específicas do país.
As demais faixas de 2,3 GHz regional e 26GHz nacional e regional são para implementação do 4G em cidades que ainda não possuem rede de internet e também para levar internet de qualidade às escolas de educação básica.
Conheça planos de celular com inclusão grátis de dependentes!
Confira os planos família e tenha mais de uma linha na mesma conta de celular
Nesse momento pós-leilão da Anatel, as operadoras estão se preparando para a oferta dessa tecnologia, inclusive sobre quais planos oferecer.
Os planos de celular 5G devem ser mais caros que os atuais. Principalmente porque, além dos custos do leilão, é de responsabilidade das próprias operadoras arcar com a estruturação da tecnologia, com custo total estimado de 50 bilhões de reais.
Contudo, vale lembrar que, ao menos durante essa fase inicial, operadoras como a Vivo e Claro já disponibilizam o 5G DSS para usuários que se enquadrem nos requisitos.
Atualmente algumas operadoras disponibilizam o sinal para celular 5G DSS, que é o compartilhamento dinâmico do espectro 5G.
Essa tecnologia se beneficia da estrutura 4G, mas estabelece maiores possibilidades de conexões. Para usar o celular com 5G DSS é preciso que o aparelho possua suporte para essa tecnologia.
Além do mais, a rede 5G DSS está disponível somente em algumas regiões do país. Já para chegar em mais localizações, o 5G puro precisa de toda a reestruturação do modelo que conhecemos hoje.
A mudança do 4G para 5G deve acontecer de forma gradual e dependerá do investimento e cronograma das operadoras que arremataram as faixas no leilão.
Se você já viajou para cidades distantes como aquela construção de casa de campo, por exemplo, provavelmente conheceu de perto as limitações do 3G ou 4G.
Quando o problema não é a péssima área de cobertura, basta que mais de uma pessoa utilize as redes para ver que elas não suportam tantos acessos ao mesmo tempo. Essa questão seria facilmente resolvida com a instalação do 5G nas localidades nacionais.
Isso porque, junto da alta velocidade, o diferencial da quinta geração de internet está no fato de não haver sobrecarga, mesmo se o número de conexões ultrapassar o número de um milhão por quilômetro quadrado.
Em outras palavras, estamos falando de uma infraestrutura que dará conta de suportar sistemas de vigilância, sinais Wi-fi em transportes públicos, conexão em streaming, sistemas hospitalares, tudo ao mesmo tempo — e sem falhas.
De um lado, serviços de saúde mais eficientes, com exames e tratamentos velozes. Já de outro, uma segurança pública baseada em inteligência artificial, com câmeras de vigilância e iluminação nas ruas amplamente melhoradas.
Por fim, smartphones executando com rapidez tarefas em que hoje enfrentam dificuldade: videochamadas, execução de vídeos, downloads e uploads diversos.
O 5G no Brasil funciona somente em aparelhos que possuam suporte para a tecnologia. Será necessário possuir smartphones que sincronizem o sinal 5G.
📌 Confira aqui a lista completa de aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G.
Após o leilão da Anatel, as operadoras que arremataram começarão a implementar a tecnologia a partir de 2022.
A versão de teste do 5G (o 5G DSS) já está disponível gratuitamente pelas operadoras em algumas regiões do país e em aparelhos que suportem o 5G.
📌 Saiba se sua região vai ter 5G.
A linha 12 e 13 de iPhones da Apple, Samsung Galaxy A23, Galaxy Z Fold, Zenfone 8 e Redmi Note 10 são alguns dos aparelhos celulares com 5G no Brasil.
📌 Veja a lista completa de celulares com 5G no Brasil.
O 5G no Brasil começará a ser implementado a partir de julho de 2022, iniciando um processo de cerca de 10 anos para a integração completa no país.
📌 Confira mais detalhes da chegada do 5G no país.
Onde tem 5G no Brasil?
Atualmente algumas regiões possuem suporte para o 5G DSS, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (salvo exceções). Mas essa versão é, ainda, apenas em caráter de teste.
📌 Saiba mais sobre a internet 5G no Brasil.
O texto acima foi originalmente desenvolvido pela equipe do site parceiro Guia de Investimento, que conta com conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Conteúdo atualizado em
Por Parceiro Convidado
Marketing de Conteúdo e SEO