Carregando...
Confira as top 10 redes mais usadas Brasil e no mundo!
De acordo com levantamento "Tendências de Social Media 2023", no Brasil existe 131,5 milhões de usuários conectados. Segundo a Comscore, responsável pelo relatório, o país é o terceiro no mundo que mais consome redes socias.
Além de serem usadas como entreterimento e diversão, essas redes também são importantes para negócios.
Para saber quais são as redes preferidas do nosso país, desenvolvemos o Top 10 das redes sociais mais usadas no Brasil. Confira a lista atualizada em 2023:
Na décima posição, o aplicativo do passarinho está entre as redes sociais mais usadas no Brasil. Com 24 milhões de usuários ativos no Brasil, a plataforma é famosa pelo uso das hashtags.
No Twitter, as pessoas comentam e debatem sobre os mais variados assuntos. E através do engajamento conseguem subir suas hashtags e fazer com que o tema fique entre os mais lidos.
Também é nessa plataforma que os principais conteúdos virais começam a surgir, como memes e discussões engraçadas.
Leia também: Conheça também o BeReal, nova rede social que incentiva a "vida sem filtros".
Voltado, sobretudo, para a fotografia, design e decoração, o Pinterest é uma plataforma perfeita para quem busca inspiração. Hoje, a plataforma possui 28 milhões de usuários no Brasil.
Basta criar pastas e salvar seus itens favoritos e acessá-los quando precisar. É possível também criar seus próprios pins (são posts interativos que quando clicados, levam o usuário ao site de origem do conteúdo) e compartilhá-los na rede social.
Uma dica para quem quer bombar nessa rede, é produzir fotos de qualidade, combinando cores e outras peças estéticas, ou produzindo imagens com caráter viral, como checklists e frases motivacionais.
Com 48 milhões de usuários, o Kwai é uma rede social de vídeos com funcionamento similar ao TikTok e Snapchat. Ela permite a criação de vídeos, que podem ter filtros, músicas, legendas, além de poder adicionar áudios personalizados.
Depois de editar, você pode compartilha com os seguidores da rede. Outra opção é compartilhar o resultados em outras redes sociais, como o WhatsApp.
Na plataforma também é possível criar transmissões ao vivo. Hoje, o aplicativo possui uma política de monetização para produtores de conteúdos da plataformas. Ou seja, dependendo do número de seguidores e do desempenho do conteúdo, você pode receber para prodizir vídeos parao Kwai.
O aplicativo é o serviço de mensagens instantâneas do Facebook. Com 62 milhões de pessoas conectadas, o Messenger é o mesmo chat que já existia na rede social. Entrentanto, essa versão em app busca facilitar a troca de mensagens pelo celular.
O Messenger começou como um meio de conversa entre pessoas, mas têm sido uma tendência em empresas que desejam melhorar seu atendimento. Muitas delas utilizam bots (robôs) que geram respostas automáticas aos seus clientes, resolvendo mais rapidamente os problemas.
Para utilizá-lo na versão para celular é necessário baixar o aplicativo. Vale lembrar que não é mais necessário ter conta no Facebook para usar o Messenger.
Usada para recrutamento profissional, o LinkedIn é voltado para o mundo corporativo. Hoje, a rede social acumula 63 milhões de usuários. Através da plataforma, você consegueo criar um currículo virtual que é utilizado para se candidatar às vagas.
É possível seguir profissionais e empresas de seu interesse e promover network. A plataforma também permite a publicação de textos e imagens, transmissão de eventos ao vivo, além do compartilhamento de posts.
Com mais de 82 milhões de pessoas conectadas, o TikTok se popularizou nos últimos anos. Antigo Musical.ly, a rede chinesa permite a criação e compartilhamento e vídeos com filtros, áudios e edições personalizadas.
Na rede, que ficou conhecida pelas trends de dança, você encontra conteúdos sobre estilo de vida, saúde, comédia, entreterimento, culinárias e diversos outros temas.
De acordo com relatório desenvolvido pela We Are Social e Meltwater, o aplicativo é onde os usuários mais gastam tempo. Em dispositivos Android, as pessoas gastaram em média quase 23 horas e meia por mês na plataforma de vídeos curtos.
Leia também: O que é TikTok? Conheça a nova rede social que é febre entre os jovens
Rede social que já foi a mais usada do país, de acordo com Social Media Trends 2018, hoje o Facebook ocupa a quarta posição. Com 109 milhões de usuários, a rede foi criada por Mark Zuckerberg e permite o compartilhamento de conteúdos.
Nela, você também consegue criar grupos privados e abertos, além de ter um espaço voltado para compra e venda de produtos. No Feed de Notícias, você acompanha publicações de amigos, informações de páginas que você curte e propagandas.
O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos. Com 113 milhões de pessoas conectadas, a rede passou por diversas mudanças desde que foi comprada pelo Facebook.
O lançamento mais recente foi a função Reels, que possui um formato similar ao vídeos do TikTok. Assim como Facebook, o Instagram permite a criação de contas comerciais, que podem vender e divulgar produtos através de publicações patrocinadas.
Leia também: Planos Tim com Instagram Ilimitado
A plataforma de streaming vive seu apogeu com a explosão dos Youtubers. Ela é usada para entretenimento, informação, negócios, entre outros temas.
Com 142 milhões de usuários, o aplicativo foi um marco para o consumo e produção de material audiovisual. Muitas pessoas chegam a dizer até que ela será a TV do futuro.
Qualquer um pode criar uma conta no Youtube e postar seus vídeos. Os canais com mais seguidores e curtidas costumam receber placas como prêmio pelo feito.
Seus vídeos ficam travando ou demoram a carregar? Compare planos de banda larga e troque a sua!
Se eu te disser que mais da metade da população nacional tem uma conta no WhatsApp você acredita?
São 169 milhões de pessoas utilizando o aplicativo como meio de comunicação. Sem contar que o WhatsApp Business possibilita um novo cenário para as empresas.
O aplicativo atrai muitos usuários pela praticidade em enviar e receber mensagens em diversos formatos: escritas, imagens, vídeos e áudios. Além disso, a lista de "amigos" é integrada com os contatos do seu telefone.
Tal sucesso, inclusive, fez com que muitas operadoras lançassem planos com WhatsApp ilimitado.
Leia também: O que fazer quando o WhatsApp parar de funcionar.
Com 2,96 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes sociais mais usadas no mundo.
Em seguida está o Youtube (2,51 bilhões), WhatsApp e Instagram com 2 bilhões de pessoas ativas. Na quinta posição está WeChat (1,31 bilhões) e TikTok (1,05 bilhão).
Fonte: We Are Social e Meltwater (2023). No ranking, também é possível notar outras redes que não apareceram no ranking brasileiro. Todas são populares na China. Por exemplo:
Esses são grandes gigantes, mas nenhum foi capaz de superar a empresa fundada por Mark Zuckerberg.
Sempre que a empresa começa a perder espaço, eles investem em novidades capazes de despertar o interesse do usuário. A empresa está de olho em modelos que dão certo e logo os incorpora na sua rede social.
Além disso, eles investem pesado na área de marketing digital. Nem só de memes vivem as redes sociais. Elas viraram plataformas de negócios e as empresas apostam nelas para manter o público engajado e conseguir novos clientes.
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.