Compare planos de celular

Como foi a evolução do celular ao longo do tempo? Confira uma linha do tempo com os principais aparelhos da história!

A comunicação nunca mais foi a mesma desde a invenção do primeiro aparelho de celular. Ou seja, a evolução do celular também transformou a forma como convivemos em sociedade. 

Afinal, se hoje é possível acessar à internet, mandar SMS ou fazer fotos pela câmera do smartphone, foi graças às constantes inovações do setor e a uma corrida (ou guerra?) tecnológica.   

Pensando nisso, preparamos este post para você reviver como o celular se desenvolveu e proporcionou a criação dos modernos smartphones que conhecemos e usamos hoje. 

Vamos fazer esta viagem no tempo?

A evolução do celular nos últimos 35 anos 

Para incorporar este infográfico no seu site, copie e cole o link a seguir:

1983: O primeiro celular Motorola DynaTAC 8000x

O primeiro celular do mundo foi inventado pelo engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. 

Considerado o “pai” do telefone celular, Cooper inovou ao criar um protótipo em 1973, um modelo Motorola DynaTAC 8000X, que se tornaria o primeiro celular a ser comercializado no mundo, no ano de 1983.

Confira as principais características do primeiro modelo de celular:

  • 33 cm de comprimento; 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura;
  • 794 gramas;
  • 30 minutos de memória;
  • Bateria com duração de apenas 1 hora em tempo de conservação e 8 horas em modo de espera.

Outra curiosidade sobre a evolução do celular é que a primeira unidade desse aparelho foi vendida antes mesmo de existirem os planos de celular.

Só após alguns meses do lançamento, surgiu o primeiro plano que custava à época 50 dólares por mês. 

Esse valor é equivalente hoje a algo em torno de 127 dólares ou cerca de R$ 521,00 mensais e aproximadamente R$ 4,20 por minuto! É muito dinheiro por um plano de celular, não é mesmo? 

Hoje em dia, contratar um plano de celular sai bem mais em conta! E você pode economizar ainda mais: é só comparar as ofertas de planos de celular disponíveis na sua cidade:

1990 – Motorola PT-550: o primeiro celular do Brasil!

Nos anos 90, a tecnologia de celulares conhecida por nós começou a se desenvolver.

Foi nessa época que surgiram  as primeiras mensagens de textos e alta tecnologia de redes de conexão como: IDEN, CDMA, GSM, que durou até a virada do milênio.

O primeiro celular do Brasil foi um Motorola PT-550, aparelho que chegou junto com a rede de telefonia móvel no Rio de Janeiro em 1990.

Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema. Além disso, ele ainda era bem pesado, um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos.

Conheça as características do primeiro celular do Brasil:

  • 348 gramas;
  •  22 cm de comprimento;
  •  Bateria mais durável, com 15 horas em stand-by.

1992 – O primeiro SMS

A evolução do celular também passa pela primeira mensagem de texto da história: “Feliz Natal”. Ela foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por um engenheiro de 22 anos de idade na época, Neil Papworth. Ele trabalhava na Vodafone, operadora do Reino Unido. 

A mensagem foi digitada pelo computador e fazia parte de um teste. Na sequência foi enviada para Richard Jarvis, diretor da Vodafone, que recebeu o texto por um modelo Orbitel 901, um dos primeiros do mundo a ter uma integração de rede GSM.

Após esse feito, os SMS ainda demoraram um bom tempo até virarem febre. No início, as mensagens de textos eram exclusivas entre engenheiros e nerds entusiastas.

1994 – IBM Simon: a chegada do touch screen

Pensou que seria um Samsung ou Iphone, né? Porém, foi o modelo IBM Simon o primeiro celular touch screen!

Por padrão, era possível acessar agenda de contatos, calendários, relógio, bloco de notas, etc. Incrível pensar que os primeiros passos da “era touch” começaram há exatos 25 anos! 

1996 – Motorola StarTAC

Em contrapartida, o primeiro celular flip (aqueles modelos dobráveis, sabe?) foi o Motorola StarTAC!

Foi inspirado no comunicador que os tripulantes da nave Star Trek usavam no seriado americano.

Continuou popular até o início dos anos 2000 e estava sempre presente nos filmes de Hollywood daquele período, como “8 Milímetros” com o ator Nicolas Cage.

1996- Nokia 9000 Communicator

Na história da evolução do celular, o Nokia 9000 Communicator é considerado um dos primeiros smartphones. Ele permitia acessar internet via navegador! Entretanto, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizavam essa conexão.

Além disso, foi um dos modelos mais sensacionais da telefonia móvel. 

 

O smartphone Nokia 9000 Communicator tinha as seguintes características:

  • 8MB de capacidade total de memória, dividida entre o sistema e aplicações;
  • Processador Intel i386 rodando a 24MHz;
  • Tela LCS com resolução de 640×200 pixels;
  • 397 gramas.

1998 – Os celulares em barra: o Nokia 6160 e 5110

Foi em 1998 que a Nokia lançou o telefone em barra: o Nokia 6160. Com preços e facilidades de uso mais atrativos, esse modelo se tornou o mais vendido da década de 90!

A antena era mais curta e fixa. E nesse modelo já existia o “jogo da cobrinha”, lembra dele?

Por outro lado, o modelo Nokia 5110 foi desenvolvido para o mercado de consumo em massa. Desse modo, atraía o interesse dos mais jovens com a opção de capas coloridas.

 

A evolução do celular nos anos 2000: a era dos smartphones

2000- Nokia 3310

 

Um dos principais lançamentos da empresa entre 2000 e 2003. Atraía muitos consumidores com uma bateria que durava bastante e ficou famoso pelo jogo Snake II.

2001 – T36 Ericsson : O primeiro telefone bluetooth

O modelo T36 Ericsson possibilitou aos consumidores a conexão sem fio entre seus telefones e computadores. 

2001 – J-SH04: O primeiro celular com câmera fotográfica

 

 

O primeiro modelo comercial de celular com câmera foi o J-SH04, da Sharp.

2002 – O primeiro BlackBerry

Nesse meio tempo, surge o BlackBerry! O primeiro aparelho a apresentar conectividade celular, operando por uma rede GSM.

Sendo assim, o BlackBerry 5810 permitiu aos usuários enviar e-mails e organizar seus dados de forma muito eficiente! Era um sonho de consumo!

2007 – Evolução do celular com o primeiro celular da Apple

Sem dúvida alguma Steve Jobs mudou para sempre o universo dos celulares em 29 de junho de 2007!

O primeiro celular da Apple, o Iphone 2G, revolucionou o mercado! Novos modelos foram surgindo a cada ano e até hoje são sucesso de vendas!

 

A ansiedade do público com o primeiro lançamento não foi muito diferente dos dias atuais. Desde aquela época, os fãs de tecnologia faziam fila e acampavam para garantir o produto em primeira mão.

Aliás, a Apple já está lançando os novos modelos 2019! Os lançamentos do mês de setembro serão os sucessores do iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.

2011 – O primeiro celular dual-chip

No Brasil, a Tim foi a primeira operadora a comercializar um celular dual-chip. O primeiro modelo vendido foi o Screen EX 128, da Motorola.

2013: A chegada do 4G, quarta geração de telefonia móvel

A tecnologia 4G chegou ao Brasil em 2013, principalmente porque o país sediaria a Copa do Mundo no ano seguinte. 

2019: E hoje? Samsung x Apple

 Atualmente, Samsung e Apple lideram o mercado no quesito tecnologia e aparelhos desejados. A disputa entre as duas empresas é bastante acirrada e cercada por polêmicas. 

O último modelo lançado pela Samsung foi o Galaxy M10, enquanto o Iphone XI é a nova aposta da Apple.

Entretanto, os preços dos smartphones são bem salgados e chegam no Brasil a valores nada acessíveis para o público geral! Por isso, modelos como o Xiaomi têm se destacado cada vez mais frente às duas gigantes do setor.  

E aí, gostou da nossa linha do tempo sobre a evolução do celular? Qual modelo você sente mais saudades? Queremos saber! 

E se você acha que está pagando caro na sua conta de celular, compare planos de telefonia móvel para saber qual o serviço ideal para você!

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…