Compare e Economize

Tutorial: Aprenda como rotear internet do celular ou tablet

O que fazer quando o Wi-Fi da faculdade ou trabalho não funciona e você precisa de conexão no seu notebook? Ou quando a internet do seu celular acaba e você precisa pedir um Uber?

Bom, você pode rotear a internet do seu aparelho ou pedir para um amigo fazer isso e é bem simples.

No texto abaixo você vai aprender de maneira simples e prática como fazer isso. O que você vai ver:

  • Como rotear celular Android, Windows ou iPhone
  • Como rotear internet do tablet ou iPad
  • Como compartilhar internet pelo bluetooth
  • Como compartilhar internet via USB

Mas antes de sair compartilhando sua conexão por aí, é importante ter um bom pacote de internet para não ter surpresas na conta no final do mês. Então, compare os planos de celular disponíveis na sua região!

Como rotear celular ou tablet Android

  1. Vá em “Configurações” e clique na opção “Mais”;
  2. Então, selecione “Roteador Wi-Fi” ou “Tethering e acesso portátil”;
  3. Em seguida, você deve selecionar “Configurar roteador Wi-Fi” ou habilitar a opção “Ponto de acesso Wi-Fi” e clicar sobre ela para abrir as configurações. Aqui, você pode dar um nome para a sua rede a ser compartilhada e também uma senha, para que apenas quem você quiser possa acessar a internet roteada por você.
  4. Salve as alterações e pronto! Basta que o aparelho que deseja se conectar no seu celular, que agora é um roteador portátil, encontre a rede Wi-Fi nomeada por você e insira a senha para utilizar a internet.

Ficou com dúvida? Confira os passos acima nas imagens abaixo:

Leia também: Existe internet móvel ilimitada?

Como rotear celular Windows Phone

Para quem utiliza um smartphone da Nokia ou da Microsoft, que possui sistema operacional Windows, os passos para aprender como usar o celular como roteador são:

  1. Abra as “Configurações” e habilite a opção “Compartilhar internet”;
  2. Toque sobre o ícone de um lápis, localizado na parte debaixo da tela, e configure o nome da sua rede a ser compartilhada e defina a senha para quem quiser acessá-la.

Assim como nos aparelhos Android, se alguém for utilizar a sua internet roteada a partir de outro dispositivo, basta encontrar a sua rede Wi-Fi e inserir a senha definida por você.

Leia também: 7 dicas para acabar com a internet lenta.

Como rotear celular iPhone ou iPad

  1. Abra os “Ajustes” do seu celular e clique em “Celular”;
  2. Então, habilite a opção “Acesso Pessoal”. Na mesma tela você já pode configurar as opções da sua rede Wi-Fi móvel, como nome da rede e senha de acesso.

Como compartilhar a internet pelo Bluetooth

A opção de rotear a internet via Bluetooth não é uma função disponível em todos os aparelhos Android ou Windows.

Para verificar se o seu celular pode compartilhar a internet através do Bluetooth, você deve:

  1. Ativar o Bluetooth do seu celular;
  2. Parear com o dispositivo que deseja compartilhar a internet. É necessário ativar o Bluetooth nesse outro aparelho também para que isso seja possível;
  3. Depois de parear, vá para as opções do dispositivo dentro das configurações do Bluetooth e selecione “Usar para acesso a internet” ou algo similar, dependendo do modelo de celular.

Se você não encontrou essa opção nas configurações do Bluetooth do seu celular, é porque ele não permite que você compartilhe a internet através desse tipo de sinal, sendo necessário seguir os passos acima para rotear uma rede Wi-Fi.

Já para modelos iPhone ou iPad, basta acessar os “Ajustes” e ir em “Bluetooth”.

No entanto, a Apple só permite que você se conecte via Bluetooth em um computador, seja Mac ou PC. Para compartilhar a sua internet com outro aparelho de celular, é preciso utilizar a rede Wi-Fi explicada acima.

Não conseguiu alguém para rotear internet para você? Então saiba  como  encontrar redes wi-fi grátis!

Como compartilhar internet via USB

Se você não tem Wi-Fi em casa ou uma conexão 3G ou 4G no seu celular, é possível utilizar a internet do seu computador, com o auxílio de um cabo USB, para poder navegar no seu aparelho móvel.

Contudo, esse tutorial serve apenas para pessoas que não possuem roteador wireless em casa, ou seja, possui internet banda larga, mas apenas em um computador de mesa conectado ao modem.

Não entendeu? Saiba a diferença de modem e roteador aqui.

Android

Para isso, você deve conferir se o seu Android, celular ou tablet, possui o recurso de “Ancoragem USB”, que permite que o seu celular acesse a internet via cabo USB conectado a um computador:

  1. Ligue o cabo USB em um computador com acesso a internet e conecte a outra ponta no seu celular ou tablet;
  2. No seu aparelho móvel, vá em “Configurações”;
  3. Clique sobre a opção “Ancoragem e Roteador Wi-Fi” e ative a “Ancoragem via USB”.

Obs.: Em alguns aparelhos, essa opção pode estar dentro de “Tethering e acesso portátil”.

Pronto! A partir desse momento, o seu celular ou tablet estará conectado à internet compartilhada pelo computador. Contudo, dependendo da porta e cabo USB utilizado, além do modelo do seu aparelho, a conexão poderá ficar um pouco lenta.

iOS

No caso de sistemas iOS, como em um iPhone ou iPad, você pode compartilhar a internet do seu celular para um com computador ou notebook. Contudo, é preciso verificar se você possui a versão mais recente do iTunes instalada no seu PC ou Mac. Então, você deve:

  1. Conectar o iPhone ou iPad ao computador utilizando um cabo USB;
  2. Se aparecer um alerta escrito “Confiar neste computador?” você deve clicar em “Confiar”.
  3. Então, vá até os “Ajustes” do seu iPhone ou iPad e ative a opção “Acesso Pessoal”;
  4. No seu aparelho, irá aparecer uma tela na qual você deve optar por ativar “Apenas USB”.

Se você estiver estabelecendo essa conexão em um Mac ou Macbook, o seu computador já estará conectado à internet. No entanto, caso o seu PC seja Windows, é preciso:

  1. Abrir a “Central de Rede e Compartilhamento” localizada no “Painel de Controle” do seu computador;
  2. Em seguida, vá em “Alterar as configurações do adaptador”, que deve estar no menu à esquerda na tela;
  3. Você irá encontrar uma nova conexão. Geralmente, ela está nomeada como “Ethernet 2”, sendo que é possível que você dê um novo nome para ela, para facilitar. Para verificar que você está se conectando na opção correta, basta olhar se o nome do adaptador de rede é o “Apple Mobile Device Ethernet”;
  4. Entre nas configurações da conexão que você deseja compartilhar e clique em “Compartilhamento”;
  5. Ali, você deve marcar as duas caixas e escolher a conexão Ethernet 2 (ou o nome que você substituiu). Pronto! O seu computador Mac ou Macbook já está conectado à internet do seu celular.

Importante: evite fazer esse tipo de conexão em computadores públicos ou não confiáveis. Pode ser que ele esteja com vírus e eles podem ser transferidos para o seu dispositivo.

Aviso importante para quem está roteando a internet

Se você está querendo rotear a internet do seu celular para que outro dispositivo possa utilizá-la, existe um ponto importante que você deve se atentar:

Compartilhar a internet de um celular só funciona para que você possa rotear a sua rede 3G ou 4G da sua operadora. Ou seja, não é possível replicar o sinal de uma rede Wi-Fi.

Por conta disso, tudo o que o seu amigo ou parente fizer no aparelho dele utilizando a sua internet compartilhada, será descontado do seu plano de dados. Isso quer dizer que a sua internet será consumida a partir do seu smartphone e também através do outro dispositivo que está navegando.

É fundamental ressaltar também que caso esse outro dispositivo seja um computador ou uma smart TV, os dados serão consumidos de maneira mais elevada e rápida, já que a quantidade de abas e velocidade necessária para navegar nesses tipos de aparelhos é bem maior.

Então, o indicado é que você só roteie internet em casos de emergência e por pouco tempo.

Se a sua internet estiver indisponível ou caindo frequentemente vale mais a pena trocar o plano de banda larga ou de celular do que insistir em rotear a internet.

Leia também:

Dados móveis não funcionam: como resolver

Conseguiu rotear a internet do seu celular? Deixe as suas dúvidas nos comentários abaixo!