Compare planos de celular

Como fazer ligação internacional: Tutorial e taxas das operadoras

Você tem algum parente ou amigo que mora fora do Brasil? Ou precisa fazer uma ligação internacional à trabalho?

Fazer uma chamada para outro país não é igual ligar para outro Estado. Por isso, é preciso aprender como fazer isso corretamente e descobrir como economizar o máximo possível, já que as tarifas costumam ser bem mais caras.

Nesse artigo você vai encontrar informações sobre:

  • O que é DDI
  • Como fazer ligação internacional
  • Quanto custa fazer uma chamada internacional em cada operadora
  • Planos vantajosos para quem faz muita ligação internacional
  • Outras maneiras mais baratas para ligar para outro país

O que é DDI?

A sigla DDI significa Discagem Direta Internacional.

Assim como o DDD (Discagem Direta a Distância) é diferente em cada estado ou cidade, os países também possuem DDIs distindos. Por isso, é preciso saber qual é o DDI específico do país para o qual você deseja fazer uma ligação.

O DDI é aquele número que aparece logo depois do símbolo de + (mais) no seu identificador de chamadas quando alguém te liga de outro país.

Talvez você já tenha visto isso, ao salvar um contato pelo whatsapp. Sem aparece um +55 na frente, porque esse é o DDI do Brasil.

Confira na tabela a seguir alguns dos DDIs mais procurados:

Caso o DDI do país que deseja fazer uma ligação não esteja nessa tabela, você pode verificar aqui qual o código utilizado na localicadade procurada.

Como fazer uma ligação internacional?

Depois de descobrir o DDI do país para o qual você quer ligar, é bem simples realizar uma ligação internacional. Na hora de digitar, basta seguir a ordem:

00 + código da operadora + DDI + DDD + número de telefone de destino

Esse 00 no começo da discagem corresponde ao código do Brasil. Em ligações internacionais é necessário digitar o número de origem também, não só o de destino, como acontece em chamadas dentro do país.

Ligação a cobrar internacional

Caso você precise fazer uma ligação internacional a cobrar, basta ligar para 0800-703-2121 e informar para a telefonista o número para o qual você deseja chamar. No entanto, os valores para ligações a cobrar internacionais são bem altos, sendo uma opção apenas em situações de urgência.

DDD e DDI: conheça o código da operadora Vivo

Quanto custa fazer uma chamada internacional em cada operadora?

Já foi citado algumas vezes nesse artigo que o valor para realizar chamadas internacionais costuma ser alto. Tendo isso em vista, as operadoras de telefonia móvel e fixa oferecem descontos se você utilizar o código delas para realizar tanto ligações nacionais quanto internacionais.

Abaixo você pode conferir os códigos das principais operadoras:

Operadora

Código

Vivo

15

Oi

31
Claro

21

TIM

41

Se você tem um plano da Nextel, a operadora não possui nenhum código para ligações internacionais. Nesse caso, você pode usar o código das operadoras parceiras se quiser que a cobrança venha na mesma fatura.

Em relação aos valores cobrados em chamadas internacionais, vai depender do país para o qual você está ligando e quanto tempo passará conversando. Por isso, algumas operadoras acabaram criando planos que podem ser contratados para pessoas que fazem muitas ligações internacionais.

Compare aqui os planos de celular oferecidos pelas principais operadoras do país antes de escolher o seu!

Planos vantajosos para quem faz muita ligação internacional

Com o objetivo de oferecer condições mais acessíveis para quem precisa fazer muitas ligações internacionais, algumas operadoras estão disponibilizando planos com valores mais baixos por minuto de chamada internacional para que você possa falar sempre com quem você ama!

No caso da Vivo, é possível adquirir um plano a partir de R$26,90 por mês para falar até 30 minutos em ligações internacionais (é necessário ser cliente pós-pago para contratar esse pacote).

Confira os Planos da Vivo aqui.

A Oi oferece o Plano Básico DDI 31, que conta com uma tarifa a partir de R$0,99 por minuto, dependendo do país para o qual você deseja ligar.

Confira os planos da Oi e veja se essa oferta compensa.

Obs.: para contratar um dos planos citados acima, entre em contato diretamente com a sua operadora.

A Claro, a TIM e a Nextel não disponibilizam planos especiais com condições mais favoráveis para quem faz muitas chamadas para o exterior. Porém, é possível encontrar algumas ofertas com ligações internacionais nessas operadoras.

Maneiras baratas de se fazer ligações para outro país

Além de poder fazer uma ligação internacional do mesmo jeito que você realiza chamadas nacionais e comuns, atualmente existe uma outra alternativa que pode acabar tendo um custo-benefício muito melhor: as ligações pela internet.

Mas, como isso funciona?

  1. Primeiramente, é preciso que você e a pessoa para quem você deseja ligar esteja conectado à internet (e que a velocidade seja boa.
  2. Depois, você deve escolher entre alguns aplicativos para fazer essas chamadas e pagar apenas o que você já paga na internet da sua casa (se a chamada for pelo computador ou o celular estiver no Wi-Fi).

Não é recomendado utilizar a rede móvel do seu aparelho celular para fazer ligações internacionais via internet, pois os seus dados irão acabar em poucos minutos!

Então, se você quiser fazer uma chamada internacional dessa maneira e economizar mais ainda, você pode escolher entre os apps mais conhecidos, que são: Skype, FaceTime, Viber, WhatsApp, entre outros.

Procure pelos nomes acima no Google Play ou App Store ou então procure pelas versões para Windows ou Mac e comece a fazer chamadas internacionais pela internet!

Leia também:

Wifi Calling: Como Fazer Ligações pela Internet

E então, aprendeu como fazer uma ligação internacional? Não se esqueça de conferir bem quais os valores cobrados pela sua operadora antes de realizar uma chamada para não ser surpreendido no final do mês (ou acabar com os seus créditos em poucos minutos!).

Leia também: Como fazer ligação usando o DDD Vivo?