Carregando...
Entenda como a rede virtual funciona, quais operadoras usam a rede e suas vantagens!
As operadoras de MVNO começaram a chegar ao Brasil em 2011. Apesar do tempo, demoraram para se consolidar e ainda há quem desconheça ou desconfie desse modelo de negócios. As operadoras virtuais usam as redes tradicionais para oferecer serviços com algum diferencial e atrair um público específico, com comunicação diferenciada.
Assim, conseguem vender os serviços que as grandes empresas não querem ou não conseguem oferecer aos clientes. As MVNOs podem operar das seguintes formas:
É importante ressaltar que um bom MVNO:
Prefere uma operadora convencional? Compare os planos de celular disponíveis na sua região e encontre as melhores ofertas!
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Precisamos confirmar se o plano escolhido está disponível no seu endereço:
As informações serão utilizadas apenas para indicar com precisão os planos disponíveis no seu endereço.
Planos Controle
Planos Pós-Pagos
25GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
25GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
25GB
Ligações Ilimitadas Para todo o Brasil
Encontramos uma oferta melhor para o seu perfil!
Apps Ilimitados
Ainda não encontrou o seu plano de internet móvel ideal?
Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!
Segundo dados da Teleco, em 2023 o Brasil contava com mais de 4 milhões de celulares funcionando por meio de redes MVNO.
Algumas empresas que funcionam ou já tem autorização para operar por meio de redes virtuais no país são:
Por ser um serviço relativamente novo no Brasil, o MVNO pode representar uma oportunidade de negócio significativa para quem deseja empreender. Uma empresa pode atuar como operadora móvel de duas formas.
A exploração desses serviços é regulamentada pela Resolução nº 550, de novembro de 2010.
O consumidor tem muito a ganhar com os serviços prestados por um MVNO. Por ser focado em nichos segmentados, esse tipo de rede oferece serviços especiais para os clientes. Dessa forma, o público ganha mais qualidade nos planos e mais opções para escolher e um serviço personalizado.
O mercado fica mais competitivo e as operadoras buscam aprimoramento constante para reter o consumidor em sua marca.
Se você ainda não entendeu muito bem como os serviços MVNO são entregues, reunimos alguns exemplos que explicam bem como as operadoras virtuais funcionam na prática.
Em 2015, a Igreja Assembleia de Deus lançou o chip Mais AD. O serviço utilizava a rede da Vivo e era focado exclusivamente no público cristão, com aplicativos personalizados para esses clientes.
Além disso, um dos diferenciais é que parte do valor arrecadados com a venda de chips e utilização dos serviços era revertida para projetos sociais alinhados às políticas da Igreja.
Sabe quando você pede comida em casa e o entregador leva a maquininha de cartão até você? O dispositivo funciona a partir de uma rede MVNO.
Chamado de Machine To Machine – ou M2M – esse serviço usa a rede tradicional de telefonia, mas os planos e ativação de chips são feitos com operadoras virtuais.
Outro campo com forte atuação MVNO é o rastreamento de veículos. Como as grandes operadoras estão mais interessadas em clientes diretos de telefonia, outras empresas precisam cobrir esse mercado.
Veículos de frotas recebem chips que ajudam a localizá-los geograficamente e contribuem para melhorar a gestão do tempo, aprimorando toda a logística do negócio.
Em 2019, alguns times de futebol decidiram entrar no mercado MVNO e lançaram chips de telefonia móvel para seus torcedores, alguns deles são:
A iniciativa é da empresa Dry, que faz parte da Surf Telecom – MVNO que utiliza a rede da TIM para prestar serviços de telecomunicação. A expectativa é que um total de 19 times consiga oferecer o serviço.
Os chips são pré-pagos, comercializados em sites específicos para cada time / MVNO, market places e lojas especializadas. O diferencial aqui, é que o cliente consegue descontos ou prêmios especiais, como pacotes de dados ou experiências com o time.
O time também é beneficiado, já que parte dos lucros é revertido para ações voltadas para o melhor desempenho do clube, como compra de camisetas e aluguel de ônibus. Cada time possui um gerente da operadora Dry, que pensa nas melhores promoções para cada caso.
Outro foco são os chips próprios de redes de supermercado, como é o caso do Chip Carrefour. Os planos oferecidos são pré-pagos, em parceria com a Surf Telecom e usam as antenas da TIM.
Apesar de não ser novo e usado em muitos países da Europa, o MVNO ainda é pouco conhecido no Brasil.
O Mobile Virtual Network Operator – MVNO é uma operadora móvel virtual. Ela tem funcionamento idêntico ao das operadoras tradicionais. Entretanto, ela não possui uma rede ou frequência própria.
Para entregar os serviços aos clientes, a operadora virtual precisa fechar parceria com outra operadora. Dessa forma ela consegue utilizar sua infraestrutura para disponibilizar serviços específicos.
Quer saber mais informações sobre MVNO? Assista o vídeo e confira mais informações sobre o funcionamento, definição e se vale a pena contratar esse tipo de operadora.
Apesar de ter chegado ao Brasil há quase 10 anos, as redes MVNO ainda são pouco utilizadas para oferecer serviços ao consumidor final. De maneira geral, as operadoras virtuais ainda estão muito focadas em serviços M2M.
Mas, aos poucos, essa realidade está sendo transformada e as operadoras estão buscando novos nichos de mercado para a oferta de serviços exclusivos.
Para o consumidor, o que muda é o fato de poder contar com mais opções de serviços para contratar e com soluções especiais, pensadas exclusivamente para seu perfil. Por utilizar a infraestrutura de grandes operadoras, a qualidade é boa.
Porém, vale a mesma regra para quem contrata serviços tradicionais de telefonia celular: pesquisar, comparar os planos e entender quais redes funcionam melhor na sua região.
Gostaria de conhecer quais operadoras estão disponíveis na sua região? Acesse o comparador do MelhorPlano.net e veja as ofertas!
Ainda de acordo com informações da Teleco, 80 países ao redor do mundo já contam com operadoras virtuais móveis. A Alemanha é o país que mais utiliza as redes MVNO e há serviços que foram lançados há mais de 20 anos, como os celulares para jovens, ofertados em 1999 pela Virgin Mobile, em países como Austrália e Canadá. Na América Latina o MVNO ainda está começando, mas já é bastante forte na Colômbia, no México e no Chile.
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.