Carregando...
Se deseja rastrear seu aparelho e ele usa o sistema operacional Android, existem duas formas de localizar seu aparelho: com aplicativo e um site do Google.
O app Localizar o meu dispositivo é capaz de identificar a localização com uma pequena margem de erro. Com as coordenadas de GPS, ele mostra onde está o seu celular, mesmo que ele não esteja com o GPS ativado.
Com o aplicativo tem os recursos de:
Para utilizar esses serviços, é preciso fazer o download do aplicativo em outro smartphone que também seja Android. Outra opção é realizar os procedimentos em um computador, através do navegador, acessando esse site.
Depois de instalar o “Localizar o meu dispositivo” ou acessar o site, você deve:
Assim que você usar esse serviço de rastreamento de celular, é exibida uma notificação na tela do dispositivo perdido ou roubado/furtado.
O ponto negativo é que o aparelho tem que estar ligado e conectado em alguma rede, ou seja, se o chip for removido e o celular desligado, o app não irá encontrá-lo.
Caso o rastreamento não funcione, você também pode bloquear seu celular para que ninguém faça uso do aparelho.
Além de encontrar o aparelho, o site também consegue deletar todos as informações do aparelho, eproduzir um som, além de bloquear o aparelho com senha.
Para usá-lo, siga o tutorial:
Entre na página oficial do Encontre meu dispositivo. Para acessar, é preciso logar com a conta do celular que sumiu;
Depois, vai aparecer uma notificação no celular ou computador que você está usando para encontrar o aparelho;
Em seguida, será aberto um mapa com a localização aproximada do aparelho;
Caso a localização atual não esteja disponível, o site mostrao último local registrado pela conta.
Além de rastrear, outra opção para quem teve o aparelho roubado, é rastrear com número IMEI. Confira o vídeo com passo a passo de como fazer esse processo!
Além das opções acima, existe um aplicativo que chama Rastrear celular pelo número, disponível apenas para sistemas Android.
Esse app funciona através do envio de coordenadas geográficas captadas pelo dispositivo GPS (embutido em todos os smartphones). Essas coordenadas são enviadas para um servidor na internet, por meio de uma conexão WiFi ou 3G/4G do próprio aparelho.
Com isso, elas podem ser facilmente acessadas em outro celular, permitindo que você descubra a localização do seu aparelho.
No entanto, a desvantagem desse aplicativo é que só é possível localizar celular se o dispositivo a ser rastreado estiver com o localizador habilitado e emitindo a localização corretamente. Ou seja, o aparelho precisa estar ligado e com o chip do número do seu celular.
Para quem tem um iPhone, independente do modelo, o próprio aparelho já vem com uma função denominada Buscar meu iPhone.
Geralmente, assim que você adquire um iPhone, esse serviço já vem ativado, desde que você faça o login com uma conta do iCloud. Se você ainda está com o seu celular, a dica aqui é ter certeza de que a função Buscar meu iPhone está ativada, para facilitar em casos de perda, roubo ou furto.
Para isso, basta entrar em Ajustes, clicar em cima do seu nome e, em seguida, no nome do seu celular. Então, ative a opção Buscar meu iPhone.
Se você já não está mais com o seu celular, mas ele estava com essa função ativada, você pode utilizar o Buscar meu iPhone a partir de outro iPhone ou pelo computador. Veja como:
Caso o seu celular esteja próximo de você, é possível fazer com que ele reproduza um som para ajudar você ou alguém próximo a encontrá-lo. No entanto, se você já tem certeza de que o seu celular foi roubado ou furtado, pode ativar o Modo Perdido.
Dessa maneira, o seu aparelho será bloqueado remotamente e, caso você tenha cartões de crédito salvos na sua conta da Apple, o recurso de fazer pagamentos será suspenso.
Ao bloquear e apagar o iPhone, não é possível fazer mais nada com ele, nem ligações, acessar a internet, fotos, sendo impossível desbloqueá-lo por terceiros. Ou seja, o celular fica inutilizável, porque entra em um modo que a Apple chama de Bloqueio de Ativação.
Dessa forma, ele só poderá ser desbloqueado se você inserir o seu login e senha do iCloud que estavam definidos anteriormente por você. É possível, ainda, exibir uma mensagem personalizada na tela do celular perdido ou roubado/furtado.
Aqui, você pode solicitar que a pessoa devolva por questões pessoais ou avisar que irá bloquear o aparelho caso contrário. O ponto negativo é que as informações de localização podem não estar disponíveis em todas as áreas, resultando em um rastreamento, algumas vezes, impreciso ou incompleto.
Para aqueles que possuem algum smartphone da Samsung, é possível contar com o serviço Find My Mobile. Com ele, você pode:
Contudo, é preciso que a função Localizar meu dispositivo esteja ativada no seu celular. Para isso, é preciso configurar a sua conta Samsung no seu aparelho e permitir que o Google colete suas informações de localização, além de concordar com os termos de uso de redes sem fio.
Para rastrear, você deve seguir o passo a passo:
A grande vantagem desse serviço é que mesmo que alguém substitua o seu chip, ou seja, o cartão SIM, do seu celular perdido, roubado ou furtado, você consegue saber qual é o novo número por meio de uma notificação na página do Localizar meu dispositivo.
Além disso, essa função que só existe em celulares Samsung permite que você atribua um membro da família ou amigo como o guardião do seu aparelho. Dessa forma, caso você perca ou seja roubado/furtado, a partir do celular do seu guardião você consegue realizar todas as opções descritas acima.
Outro ponto positivo, nesse caso, é que você pode visualizar até as últimas 50 chamadas recentes e prolongar a vida da bateria, se necessário.
DICA: Se você não quer mais passar pelo problema de ficar sem celular, vale a pena conferir nosso post sobre seguros de celular e ver como eles podem te ajudar em caso de perda ou roubo do aparelho.
Se você tem um celular com o sistema Windows Phone, a empresa também oferece um localizador compatível no próprio site, na área de dispositivos.
Para utilizá-lo, basta fazer o login com o mesmo e-mail da Microsoft e senha que você forneceu no seu smartphone. Então, irá aparecer uma lista de quais aparelhos estão vinculados com a conta informada.
Você deve selecionar o seu celular e clicar em Encontrar meu telefone, na coluna da direita. Nessa ferramenta, é possível visualizar o horário e o local em que o aparelho foi visto pela última vez. Um link será exibido e, ao clicar nele, você poderá ver um mapa com mais detalhes.
Se o seu Windows Phone foi perdido ou roubado/furtado, a plataforma oferece duas opções:
Leia também: Como bloquear celular roubado com IMEI?
Conteúdo atualizado em
Por Dafne Braga
Dafne é comunicóloga e jornalista formada pela UFMG, além de ser pós-graduada em Revisão de Texto pela PUC Minas. Ela trabalha com produção de conteúdo para internet há mais de 7 anos, revisa e também escreve textos sobre economia doméstica e produtos telecom desde 2020.