Compare Planos e Economize

Reclamação Anatel: descubra como registrar problemas com a sua operadora

Tem problemas com a sua operadora, já entrou em contato para reclamar, mas ainda não teve uma resposta? Então você pode fazer uma reclamação na Anatel!  

Muitos usuários ainda não conhecem, mas a Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão que regulamenta e fiscaliza as operações das empresas de telecomunicações no Brasil. 

Veja neste post o passo a passo de como registrar uma reclamação na Anatel. Aprenda como você pode fazer isso pelo telefone, internet ou presencialmente. 

Já fez sua reclamação e continua insatisfeito com sua operadora? Aproveite e compare planos de celular  de todas as operadoras disponíveis em sua região!

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Antes de entrar em contato com a Anatel, você deve registrar uma reclamação na sua operadora para tentar resolver o problema diretamente com a empresa.

Anote o número do protocolo do contato, pois ele é a prova de que a provedora sabe do seu problema. 

Confira os canais de atendimento das principais operadoras do país:

Veja agora passo a passo como registrar reclamação na Anatel em todos os canais de atendimento do órgão.

Leia também: Qual a melhor internet banda larga do Brasil.

Telefone Anatel Reclamação

Pelo telefone, você consegue fazer uma reclamação na Anatel ligando gratuitamente para o número 1331 de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Basta dizer ao atendente que deseja registrar uma reclamação e informar o número de protocolo do atendimento na sua operadora.

As pessoas com deficiência auditiva podem solicitar uma videochamada para a Central da Anatel através do número 1332.

Anatel área do cliente

No site da Anatel você consegue entrar em contato e registrar sua reclamação em qualquer dia e horário.

Para fazer uma reclamação na Anatel pelo site, será necessário informar seu CPF e a uma senha de acesso. Caso você ainda não tenha cadastro, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique  em “Ainda não sou cadastrado”;
  2. Preencha todos os dados com suas informações pessoais;
  3. Faça login e clique em “Fale Conosco”;
  4. Selecione “Registrar Reclamação” e dê sequência à sua reclamação na Anatel.

Aplicativo Anatel Consumidor

Com o aplicativo Anatel Consumidor, também é possível registrar uma reclamação, solicitar informações, tirar dúvidas ou dar sugestões em qualquer horário. 

O app está disponível gratuitamente nos sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Confira o passo a passo de como registrar uma reclamação na Anatel pelo app:

  1. Entre no aplicativo e clique em “Registrar solicitação”;
  2. Clique em “Cadastrar” para fazer seu cadastro;
  3. Preencha todos os dados com suas informações pessoais;
  4. Faça login e clique em “Reclamação”; 
  5. Selecione o tipo de serviço e registre sua reclamação na Anatel.

Atendimento Anatel presencial

Também é possível fazer uma reclamação na Anatel presencialmente. O atendimento nas sedes do órgão funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h

Ele deve ser utilizado caso você tenha dificuldade de entrar em contato pela internet, telefone ou aplicativo.

Cada capital do país possui uma Sala do Cidadão para receber os usuários. Consulte no site da Anatel os endereços e horários de atendimento das sedes estaduais.

Como acompanhar reclamação na Anatel?

Depois registrar  sua reclamação na Anatel, anote e guarde  o número do protocolo de atendimento, pois ele será útil para você acompanhar sua solicitação.

Com esse dado em mãos, entre em contato com a Anatel em um dos canais de atendimento apresentados neste post e informe o seu protocolo. A operadora tem o prazo de 5 dias úteis para dar um retorno sobre a reclamação. 

Se após esse período, a empresa não tiver dado uma resposta, retome o contato com a Anatel. Caso a solução não tenha sido satisfatória, aguarde o prazo de 15 dias para solicitar a reabertura da reclamação.

Viu como é fácil fazer uma reclamação na Anatel? Mas se você já registrou seu pedido e continua tendo problemas com sua operadora, talvez seja a hora de  trocar de plano. Use o nosso comparador para analisar as melhores ofertas disponíveis em sua região.

Leia também:

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…