Compare e Economize

Reclamação Anatel: descubra como registrar problemas com a sua operadora

Apesar do uso do celular ser cada vez mais intenso e mais gente ter a acesso a internet banda larga, os serviços prestados pelas operadoras, diversas vezes, deixam bastante a desejar e várias pessoas, mesmo quando lesadas, não possuem o hábito de cobrar pelos seus direitos.

Isso porque muitos usuários ainda não conhecem a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão que regulamenta e fiscaliza as operações das empresas do segmento de telecomunicações.

Você, por exemplo, já ouviu falar da Anatel? Sabia que é possível registrar reclamações sobre a sua operadora no órgão? Continue a leitura e descubra como registrar uma reclamação passo a passo.

Saiba como registrar reclamação na Anatel

1. Entre em contato com a sua operadora. Caso o problema não seja resolvido, é importante registrar uma reclamação no próprio provedor e obter o número do protocolo da solicitação.

2. Procure a Anatel por meio de um dos 3 canais de comunicação do órgão:

  • Central de Atendimento via Internet;
  • Ligação gratuita para os números 1331 e 1332 para deficientes auditivos;
  • Aplicativo Anatel Consumidor, disponível para Android, iOS e Windows Phone;
  • Presencial em uma das sedes regionais da Agência.

3. Tenha em mãos o número do protocolo da reclamação registrada junto a sua operadora ao entrar em contato com a Anatel. Caso você não seja o titular da linha na qual está tendo problemas, deverá apresentar uma procuração. Descreva claramente os transtornos que esse problema está causando na sua vida pessoal ou nos seus negócios.

4. Aguarde o prazo de 5 dias que a sua operadora terá para te dar um retorno sobre a reclamação. Caso deseje, é possível acompanhar o andamento da solicitação pelos canais de comunicação da Anatel.

Conteúdo Relacionado:  Como mudar a senha do Wi-Fi Oi? Descubra agora!

5. Retome o contato com a Anatel se não tiver resposta do seu provedor após os cinco dias de prazo ou se o retorno da empresa não for satisfatório. Nesse caso, você tem mais 15 dias, depois da resposta, para reabrir a sua reclamação original.

Conheça melhor os canais de comunicação disponibilizados pela Anatel

É muito simples registrar uma reclamação da sua operadora de telefone por de qualquer um dos canais de comunicação que já apresentamos no tópico anterior.

Telefone Anatel

Ligue gratuitamente para o “Fale Conosco”, no número 1331 ou 1332 em caso de deficiente físico, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Entre em contato também pode acompanhar sua solicitação informando o número de protocolo.

Site Anatel

Fale com a Anatel pela internet, em qualquer dia e horário. Será solicitado CPF e senha de acesso. Se você não tiver acesso ainda, basta se cadastrar no sistema.

Aplicativo Anatel Consumidor

Está disponível, gratuitamente, nas lojas dos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Com ele é possível acompanhar, no seu celular ou tablet, as reclamações, solicitar informações, tirar dúvidas ou dar sugestões, em qualquer horário. Confira os links para baixar o aplicativo:

Atendimento presencial 

Funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h e deve ser utilizado caso você tenha dificuldade de entrar em contato pela internet, telefone ou aplicativo.

Cada capital do país possui uma Sala do Cidadão para receber os usuários. Consulte no site da Anatel os endereços e horários de atendimento das sedes estaduais da Anatel.

Tem muitos problemas com a internet da sua casa e quer trocar de provedor? Compare em um só lugar os pacotes de banda larga na sua cidade e comece já a economizar:

Conteúdo Relacionado:  Login Vivo: como fazer cadastro e acessar as plataformas da operadora

 

Viu como é fácil fazer reclamações na Anatel? Agora você pode resolver de maneira mais rápida os problemas com sua operadora. Mas se já estiver cansado dos transtornos, compare os planos de celular disponíveis na sua região e veja qual a melhor opção para você. 

Leia também: