Carregando...
Você sabe o que é hardware? Palavras como hardware, software, banda larga, sistema operacional, entre outras não são tão comuns, apesar de essas tecnologias fazerem parte do nosso dia a dia.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o conceito de hardware, para que ele serve e qual a diferença para o software. Acompanhe!
O hardware é um termo em inglês que significa equipamento. Nos países que falam inglês essa palavra é utilizada para se referir a qualquer equipamento físico, como chaves, dobradiças, fechaduras, puxadores, fios, etc.
Porém, no Brasil o termo se refere a todo e qualquer tipo de equipamento físico que existe dentro de um dispositivo, seja um computador, smartphone, tablet, etc.
A sua função é receber o sistema operacional e fazer com que ele funcione com toda a eficiência esperada. Em outras palavras, os hardwares podem ser definidos como a parte física de um dispositivo.
Enquanto o hardware é físico, os softwares podem ser definidos como todos os programas e sistemas operacionais que existem em um smartphone, tablet ou computador.
Um hardware sem um software é algo totalmente inútil para o usuário. Os programas instalados em dispositivos — sejam eles móveis ou não — é o que garante a possibilidade de utilização de todas as funções de aplicativos e sistemas.
O hardware influencia de forma significativa na agilidade de processamento de dados e armazenagem de um dispositivo.
A sua eficácia está diretamente ligada à qualidade das peças utilizadas na sua construção. Também é importante saber que os hardwares podem ser internos ou externos.
Para utilizar no seu hardware os softwares que precisam de conexão com internet é preciso ter um bom plano de banda larga. Aproveite e compare os planos disponíveis na sua cidade e escolha a melhor opção para você!
Não encontrou um plano de internet para você?
Compare planos de internet banda larga de outras operadoras e economize!
Para você entender melhor o conceito de hardware e a diferença entre ele e os softwares, separamos alguns exemplos.
Começaremos com as partes físicas internas de um dispositivo. Confira:
Além dos hardwares internos temos também exemplos de hardwares externos:
Conheça agora exemplos de softwares:
Para entender o que é hardware no computador é muito simples. Afinal, basta olhar para um gabinete ou notebook para perceber que dentro dele existem diversas peças necessárias para o seu perfeito funcionamento.
Mas também existem hardwares nos smartphones. Todo smartphone tem um processador que é capaz de receber o sistema operacional desenvolvido pela marca.
Muitos também têm memória RAM e até HD para armazenar todos os dados que são diariamente baixados, excluídos ou guardados.
Além disso, botões, boas câmeras, microfones, alto falantes, baterias, são todos exemplos de hardwares existentes dentro dos smartphones.
A diferença principal é que eles são extremamente pequenos para caber dentro da estrutura dos aparelhos. Algumas marcas, por exemplo, utilizam chips como processadores de altíssimo desempenho.
Não encontrou um plano de internet para você?
Compare planos de internet banda larga de outras operadoras e economize!
Conteúdo atualizado em 01/04/2021
Por Melhor Plano
Marketing de Conteúdo e SEO