Compare planos de internet

7 dicas para otimizar o home office

O home office e os resultados da implantação desse modelo provam que a independência do escritório não só é possível como é uma tendência mundial pós-quarentena.

O termo home office se refere a todo o trabalho realizado à distância, seja em casa ou em qualquer outro lugar que ofereça uma infraestrutura adequada. Pode ser uma cafeteria, shopping, aeroporto ou até mesmo na natureza. Basta uma boa conexão à internet e ferramentas que permitam cumprir o expediente, tais como sistema de gestão em nuvem.

Cada vez mais empresas estão adotando o modelo de trabalho à distância e reconhecendo suas vantagens. Antes mesmo da pandemia de COVID-19, o home office já era uma tendência global natural. Agora, será ainda mais.

Se você está trabalhando em casa, seja por decisão própria ou por causa da quarentena, separamos 7 dicas para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo em casa.

1. Tenha uma boa conexão à internet

Com as tecnologias se tornando mais acessíveis, tais como internet banda larga, celulares, notebooks, softwares de comunicação e ERP em nuvem, o home office passou a ser possível.

Porém, a condição mais importante para essa modalidade se estabelecer foi a melhora do serviço de internet.

Se você quer ter otimizar seu trabalho de home office e evitar dores de cabeça desnecessárias, não poupe em adquirir uma internet com velocidade e estabilidade nas conexões.

Isso irá garantir sua comunicação e a troca de arquivos com a empresa e clientes.

Veja quanto economiza em transporte por estar trabalhando em casa e use esse dinheiro para investir em uma internet banda larga.

Caso trabalhe para um empregador fixo, veja a possibilidade de dividir os custos com ele.

Está tendo problemas com a sua conexão em casa e quer mudar de operadora? Compare planos de internet banda larga no seu endereço e encontre a melhor opção para você!

2- Reserve um local exclusivo para o trabalho

Caso esteja trabalhando em casa, é importante reservar um cantinho exclusivo para o trabalho, assim, poderá se policiar melhor quanto às rotinas de trabalho e da casa.

Quando sair daquele local, é sinal de que não está mais trabalhando e pode se desligar. 

Procure manter o local escolhido organizado, livre de ruídos e, se possível, com uma boa iluminação.

3- Tenha uma rotina de horário

Trabalhar em casa não significa abrir o computador na cama, ficar de pijama o dia todo e misturar rotinas de trabalho com as obrigações da casa.

Procure estabelecer uma rotina e horários de trabalho definidos. Isso ajuda a se adaptar com o home office e impede que se distraia com outros afazeres ou seja interrompido.

Mantenha a disciplina e siga uma rotina. Desperte cedo, antes do horário estipulado para iniciar suas atividades e ter tempo de se exercitar, tomar um banho e aproveitar seu café da manhã.

Estipule também uma hora para o almoço e faça pequenos intervalos para descanso ao longo do dia. Mas cuidado, não é para sentar no sofá e ver TV. Aproveite esse tempo para alongar as pernas, tomar um café e ir ao banheiro. 

Por fim, tente não extrapolar as horas trabalhando. Tenha disciplina para e equilibrar os afazeres domésticos e profissionais da melhor maneira possível.

4- Troque de roupa 

Da mesma forma que deve criar uma rotina de horários, também deve evitar ao máximo trabalhar de pijamas.

Acorde sempre no mesmo horário e troque de roupa. Isso ajuda seu cérebro a entrar no “modo trabalho” onde quer que você esteja.

5- Evite interrupções

Enquanto estiver trabalhando, dedique-se a este propósito. Evite se distrair com os afazeres domésticos, com outras pessoas e com as redes sociais.

Estabeleça seus horários de trabalho e mantenha a disciplina. Caso esteja trabalhando em casa, com mais pessoas, vá para o local escolhido para trabalho e avise que ficará indisponível durante este período.

6- Mantenha-se organizado

Se seu trabalho demanda lidar com papéis, mantenha-os separados e classificados em arquivos para facilitar as buscas posteriores.

O mesmo cuidado deve ter com os arquivos do computador. Faça sempre um backup, seja por meio de HD externo ou, melhor ainda, trabalhe diretamente na nuvem.

7- Tenha as ferramentas e equipamentos necessários

Para trabalhar em home office você precisa estar muito bem equipado com o que precisa para trabalhar a distância. Isso inclui tanto um notebook, uma estação de trabalho, uma boa internet e até um software de gestão empresarial.

Dessa forma, terá acesso aos dados e informações da empresa de qualquer lugar e com muito mais segurança.

Por conta do coronavírus, muitos funcionários de empresas estão trabalhando em casa. Isso só é possível graças ao meio digital.

Os negócios que já possuíam um sistema de gestão em nuvem saíram na frente e não perderam tempo, nem vendas.

O trabalho de home office durante a quarentena foi possível a muitas empresas graças ao ERP na nuvem que pode ser acessado de qualquer lugar por pessoas autorizadas sem perder a produtividade.

A quarentena causada pelo coronavírus mostrou ao empregador e aos funcionários as vantagens do home office.

Para a empresa, significa redução de custos e ganhos de produtividade e engajamento dos colaboradores.

Para os funcionários, a maior flexibilização do trabalho, menos horas no trânsito e mais contato com a família. 

Internet lenta? Descubra como aumentar a velocidade de internet

Assim, para manter uma boa rotina de home office e otimizar melhor seu tempo e não perder a produtividade, aplique essas dicas e notará a diferença.

*Conteúdo produzido em parceria com Gestão Click.