Carregando...
O termo Blockchain surgiu durante a criação da primeira criptomoeda da era da informação: o Bitcoin. Seu uso permitia que as transações digitais por meio dessa moeda fossem mais seguras.
Neste artigo, vamos destrinchar o que é o Blockchain na prática, quais os modelos mais utilizados, onde ocorre sua aplicação e quais são as vantagens e desvantagens do uso dessa tecnologia.
Nesta página você encontra:
Muito antes do primeiro computador existir, tínhamos o livro-razão, que as empresas possuíam (e algumas ainda possuem) para registrar dados como quem pagou, quem recebeu, quando e o valor da quantia.
Décadas depois, surge o Blockchain durante a criação da primeira moeda digital, o Bitcoin. Ainda que não usasse esse nome, era ele que garantia transações seguras entre os usuários num processo que não permitia a alteração dos dados.
Hoje, o Blockchain (agora oficializado) possui uma serventia bem mais extensa do que somente operar o Bitcoin, sendo usado para garantir transações entre fornecedor e receptor sem precisar da autorização de terceiros, como bancos e advogados.
Entender como funciona o Blockchain na prática é mais simples do que parece: basicamente, ele contém todas as informações a respeito de transações entre os usuários de determinado local ou empresa. Tudo isso, é claro, garantindo a segurança de todas as partes.
Tais informações formam grandes blocos que são subcategorizados e preservados por meio da tecnologia Hash, que indica que aquele é um bloco seguro. Estes blocos formam uma rede rastreável que facilita a investigação e registro de transações seguras, daí o nome: block/chain.
Sabemos que o Blockchain é utilizado por milhões de empresas e usuários e a quantidade de informações trocadas são massivas. Por isso, existem centenas de modelos utilizados que variam de caso a caso.
Mas para se ter uma visão geral, toda informação contida num Blockchain é definida como Pública ou Privada.
No Blockchain Público é onde encontramos redes de Bitcoin e Etherium e outras mais. Nesse modelo, todas as informações podem ser acessadas por qualquer pessoa e todo seu conteúdo é visível e, claro, inalterável.
O Blockchain Público foi a primeira forma de usar essa rede de transações. Não há uma entidade como uma empresa ou governo por trás desse modelo. Os próprios usuários se tornam os mantenedores.
Com o passar do tempo, órgãos governamentais e empresas viram grande utilidade nesse recurso, daí surge o Blockchain Privado. Nele, os benefícios são os mesmos com uma privacidade a mais.
É preciso possuir autorização para acessar o conteúdo e também pode ser definido suas próprias regras de uso. A Receita Federal do Brasil é um exemplo de Blockchain Privado.
Sim, é possível desenvolver sua própria moeda digital. E se tratando de todo mercado financeiro envolvido, o capital investido pode facilmente passar da casa do milhão.
Porém, há três níveis conhecidos para o desenvolvimento do zero de uma moeda digital:
Os dados foram fornecidos pela CIS, nacional do campo tecológico e fornecimento de dados. A empresa atesta também que é possível investir em um blockchain já criado, como a Etherium e o BSC, que possibilita a criação de um token digital em torno dos U$150.
MENOR PREÇO
MAIS PLANOS
Veja a cobertura exata de Internet em sua região
Oi Fibra 400 Mega
95 avaliações
>
Instalação: 
GrátisVivo Fibra - 300 Mega
12 avaliações
>
Instalação: 
GrátisTim Live 70 Mega
12 avaliações
>
Instalação: 
GrátisVeja como os usuários avaliam a :
0.0
Avalie
Média entre 0 avaliações
5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrelas
0
Comentários
Todos
Positivos
Negativos
undefined - undefined
Sucesso!
Você acaba de ajudar outras pessoas a escolherem o melhor plano de internet com mais facilidade!
Em breve sua avaliação estará visível para outros usuários.
Não encontrou o plano ideal para você?
Compare outros planos de internet banda larga disponíveis na sua região!
O Blockchain tem um uso bem mais amplo do que registrar transações em um simples bloco de notas. O uso da tecnologia traz praticidade e segurança durante a transação de dados.
Veja como o Blockchain vem sendo utilizado:
Se o Blockchain é um termo que tomou sua curiosidade, você deve ter se deparado com as intrigantes NFTs (Token Não Fungível).
As NFT são produtos que só podem ser utilizados de forma online, a pessoa que compra um NFT é dona dela de forma virtual.
Os jogos em Blockchain, ou mais conhecidos como NFT Games, são jogos virtuais que entram na categoria "Play To Earn", que, após um investimento inicial, o jogador poderá possuir itens exclusivos do próprio jogo.
Como é uma maneira de investir enquanto joga, há a necessidade de um blockchain, que consegue afirmar que determinado usuário é mantenedor único de determinado NFT.
Veja quais são os jogos Blockchain que estão tomando o mercado:
📍 Quer saber como diminuir o ping em jogos online? É só clicar aqui!
Vale a pena usar blockchain? Veja prós e contras da tecnologia:
Vantagens
Conteúdo criptografado em Hash;
Possui diferentes finalidades, como gerenciar dados e criar contratos inteligentes;
Tecnologia em ascensão;
Pode ser público ou privado;
Permite ganhar dinheiro se divertindo com jogos;
Há a possibilidade de investir em Blockchain já criados;
Smart Contracts exime a necessidade de um banco ou instituição terceira;
Permite criar sua própria moeda digital.
Desvantagens
Requer investimento;
NFT nem sempre pode ser um bom negócio;
Opera de acordo com o mercado financeiro;
Programação de alto custo;
Moedas digitais voláteis;
Grande competição mundial.
O Blockchain são cadeias de blocos criptografados com tecnologia Hash que permite transações seguras e simplificadas entre usuários.
O Blockchain pode ser usado para rastrear transações seguras, criar uma moeda digital, fazer contratos inteligentes e até criar jogos NFTs.
O Blockchain assegura que as transações são feitas de maneira idônea sem necessariamente precisar da interceptação de terceiros, com bancos e instituições.
Existe um extenso mercado de jogos em Blockchain, Axie Infinity é um dos mais famosos. Para jogar requer um investimento inicial e o jogador pode receber recompensas e itens exclusivos.
Apesar de serem jogos, os jogos NFTs são investimentos financeiros que podem ou não possuir um bom retorno. Atualmente Thetan Arena pode ser um bom começo, já que não requer investimento inicial.
Conteúdo atualizado em
Por Hellen Rocha
Analista de Marketing de Conteúdo e SEO