Carregando...

Melhor Plano

Como formatar celular

Como formatar celular em 3 passos sem perder seus arquivos

Bateria acabando muito depressa. Sistema travando. Aplicativos que não abrem. Memória interna insuficiente. Esses são alguns sinais de que você precisa logo aprender como formatar celular!

Além disso, se você vai passar seu telefone para outra pessoa, essa pode ser uma forma segura de não deixar arquivos pessoais arquivados no aparelho.

Neste conteúdo, você vai saber tudo sobre formatação de aparelhos celulares e ainda em quais situações é importante realizar a formatação. Confira!

Como formatar celular: passo a passo

Sabemos que restaurar as configurações do Android e do iPhone pode resolver diversos problemas de funcionalidade e travamento dos aparelhos.

Só que quando o assunto é “formatação” dá até um frio na barriga, não é mesmo? Mas, calma. Se você quer formatar seu telefone não precisa levar seu aparelho em um especialista ou ficar com medo de realizar o procedimento.

Seguindo poucas etapas, você reconfigura o telefone e, rapidamente, consegue voltar a usá-lo de maneira otimizada e com mais velocidade.

O processo de formatação varia conforme o sistema operacional do aparelho, mas basicamente segue as mesmas diretrizes. Portanto, procure em seu aparelho opções parecidas com as descritas abaixo e você não terá problema!

Confira abaixo o passo a passo de como formatar celular e fazer o backup:

Como formatar iPhone

  1. Acesse os “Ajustes” e selecione “Geral”.
  2. Role a tela para baixo, escolha a opção “Redefinir” e depois selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
  3. Insira sua senha e clique em “Apagar iPhone”, restaurando as configurações originais do aparelho.

Caso o backup do seu iCloud esteja desatualizado, o aparelho irá exibir um alerta. Neste caso, toque em:

  • "Fazer backup e apagar" para atualizar os dados ou;
  • "Apagar agora" para restaurar o aparelho sem atualizar o backup.

Depois, é só digitar a senha de desbloqueio e seguir com a orientação para “Apagar iPhone”.

Como formatar celular Android

  1. Acesse as “Configurações”.
  2. Toque em “Fazer backup e redefinir”.
  3. Selecione “Restaurar Padrões de Fábrica” para deletar tudo, inclusive os aplicativos.

Como formatar o celular Windows

  1. Acesse o menu de configurações e clique na opção “Sobre”.
  2. Clique em “Restaurar configurações de fábrica” e aguarde para ser redirecionado a uma janela com a mensagem “Aviso!”, explicando o que vai acontecer com o aparelho.
  3. Confirme a realização da formatação.

Lembre-se que a formatação é irreversível. Por isso, tenha certeza que esse é o procedimento mais adequado para resolver o problema do seu dispositivo antes de confirmar.

Quer também trocar o seu plano de celular? Compare agora as ofertas de telefonia móvel disponíveis na sua cidade e escolha a melhor opção para você!

O que fazer antes de formatar o celular?

Antes de realizar a formatação, é importante que você faça uma cópia das suas fotos, contatos e outros arquivos pessoais.

Isso porque, ao finalizar o passo a passo de formatação, todas as suas imagens, vídeos, músicas e qualquer outro documento salvo no telefone será apagado imediatamente.

Você não quer perder arquivos importantes, certo?

Nem sempre é necessário restaurar os padrões de fábrica para resolver os problemas do seu smartphone. Por isso, antes de formatar o celular, de fato, você deve testar alguns procedimentos para melhorar o desempenho do seu aparelho e evitar que você perca arquivos importantes no processo de restauração.

Apague arquivos desnecessários

Comece deletando arquivos que você não precisa mais. Boa parte dos arquivos em nossos telefones são coisas antigas ou que não precisam ficar guardadas.

Fazendo esse processo, você elimina a chance de deixar seu telefone pesado após a formatação, ou seja, quando você for colocar novamente os arquivos nele depois de formatado.

Abaixo listamos algumas coisas que podem ser apagadas do seu telefone:

  • Aplicativos que você não usa há muito tempo;
  • Fotos que já estão salvas na nuvem;
  • Arquivos cache – dados de páginas de internet que ficam salvos no dispositivo;
  • Arquivos de mídia do WhatsApp que você não vai mais usar.

Lembrando que a exclusão desse tipo de arquivo deve ser feita na pasta de armazenamento interno do seu celular. Se nesse processo, você apagar alguma imagem sem querer, veja como recuperar fotos apagadas.

Talvez, apenas isso já seja suficiente para que o sistema do seu arquivo funcione melhor. Porém, se os problemas continuarem, você deve continuar o processo de formatação.

Faça backup dos seus arquivos

Depois que você apagar arquivos desnecessários do seu telefone, chegou a hora de fazer o backup do que sobrou, ou seja, armazenar esses arquivos para que eles não sejam perdidos. Essa é uma das ações mais importantes no processo!

Se formatar o telefone sem fazer backup antes, você perderá todos esses dados definitivamente.

As formas de fazer esse backup podem variar conforme o sistema operacional do seu aparelho e é essencial que você esteja conectado à uma rede Wi-Fi para que o backup funcione de forma correta. Se você estiver sem internet, pode conferir onde encontrar wi-fi grátis.

Confira abaixo como fazer backup em diferentes dispositivos!

Backup Android

  1. Ative sua conta no Google.
  2. Acesse a opção de “Contas” e “Conta do Google”.
  3. Deixe a opção de sincronização e backup ativada.
  4. Depois, acesse a aba de configurações e selecione a opção de “Backup”.

Backup iPhone

Para fazer o backup pelo iCloud, acesse a aba de Ajustes.

  1. Acesse o “iCloud” tocando no seu ID Apple.
  2. Role a tela e selecione “Backup do iCloud”.
  3. Ative o backup e depois selecione “Fazer backup agora”.
  4. Se preferir realizar o processo pelo iTunes, acesse a opção de “Arquivo”.
  5. Depois selecione “Dispositivos”, “Transferir compras” e acessar o menu de backup.

Backup Windows Phone

  1. Acesse a aba de configurações.
  2. Selecione a janela de Backup.
  3. Configure os arquivos que devem fazer parte do backup (fotos, mensagens, aplicativos).

Quando devo formatar o celular?

Confira a seguir as principais razões que fazem com que o celular precise ser formatado.

  • Aplicativos não funcionam: se os aplicativos estão travando ou simplesmente não abrem, se emitem mensagens de erro ou fecham sozinhos;
  • Aparelho está travando muito: ocorre por causa da instalação de aplicativos infectados por vírus, falta de atualização do sistema operacional ou mesmo a falta de espaço para armazenamento podem gerar travamento do aparelho. Se você solucionar todas essas questões e, ainda assim, o aparelho continuar travando, pode ter chegado a hora de considerar a formatação.
  • Bateria acaba depressa: ficar atento à duração da bateria também ajuda a identificar se está na hora de fazer alguns reparos, como formatar o celular ou desinstalar aplicativos. Quando ela acaba muito depressa, pode ser que esteja precisando ser trocada. Entretanto, excluir um aplicativo problemático ou formatar o aparelho também pode solucionar essa questão, sem precisar gastar com uma bateria nova.
  • O telefone está ficando quente: Se o telefone está esquentando sem qualquer motivo e com frequência grande, mesmo se estiver desligado, é bom ficar de olho. A temperatura elevada pode ser decorrente de algum componente com erro, demandando a formatação do celular.

Formatei meu telefone e ele ainda está com problemas. E agora?

Se mesmo depois de realizar a formatação do seu telefone os problemas continuarem, é a hora de procurar um especialista. Para isso, verifique primeiro se o aparelho está dentro da garantia e procure uma assistência técnica autorizada.

A garantia cobre defeitos como problemas no armazenamento interno, bateria aquecendo demais ou que dura pouco, e mal funcionamento do sistema. Lembre-se de levar a nota fiscal.

Se a garantia já acabou, leve a um técnico de sua confiança e faça um orçamento, procurando sempre o melhor custo-benefício para resolver o seu problema.

Não consigo formatar meu celular. E agora?

Se você já tentou de tudo e não consegue formatar celular, avalie consultar um especialista. Neste caso, pode ser que seu telefone tenha algum bloqueio ou algum problema maior e, nesse caso, só alguém com mais experiência no assunto conseguirá avaliar seu aparelho de perto e realizar a formatação.

E então, conta para a gente: conseguiu resolver seu problema e formatar seu celular? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais para ajudar mais pessoas!

Está insatisfeito com seu plano de celular?

Compare agora os planos de celular 3G e 4G disponíveis na sua região e economize!

Ver Planos

Conteúdo atualizado em

Melhor Plano

Por Melhor Plano

Marketing de Conteúdo e SEO