Carregando...

Melhor Plano

Dicas para fazer compras online mais seguras

Você sente que tem segurança ao realizar uma compra online? Perguntamos porque, hoje, boa parte das compras que realizamos diariamente são mediadas pela internet. No entanto, à medida que o número de compradores digitais cresce, também aumentam os casos que envolvem armadilhas e golpes.

É por isso que, para se precaver e evitar ser mais uma vítima, todo internauta deve estar por dentro de algumas precauções especiais — principalmente em um momento em que os golpistas estão cada vez mais ousados e criativos. Afinal, nesse caso, qualquer cuidado é pouco!

Pensando em te ajudar, abaixo, elencamos uma lista de boas práticas para efetuar sua compra online sem grandes “dores de cabeça”. Esperamos que, com o artigo, você se torne mais atento a alguns detalhes importantes, além de proteger melhor suas informações. Confira!

Aqui estão as dicas para ter mais segurança nas compras online

Compre por meio de aplicativos oficiais

Os aplicativos de compra específicos de uma loja são igualmente benéficos para o vendedor e o comprador. Contudo, antes de baixá-lo, certifique-se de que é realmente oficial. Uma dica é verificar as informações sobre o desenvolvedor, algo geralmente indicado logo abaixo do ícone com o nome. 

Não sabe se o site em questão tem uma versão app? Na Apple Store ou Google Play, também é possível encontrar uma lista de aplicativos de sua loja favorita, bem como as principais informações de contato da empresa.

Aliás, lembre-se de, sempre que possível, atualizar os seus apps instalados para que eles contemplem as correções de seguranças e de bugs.

Verifique a barra de endereço do site

Se você não usa o aplicativo, mas o site, sempre analise com atenção a URL da página: mesmo erros ortográficos mínimos (uma letra ou hífen extra) podem levar o comprador a um recurso falso, cuja interface é semelhante ao original.

Ainda, observe se o endereço do site acessado começa com https. Ao lado dele, deve aparecer a imagem de um cadeado verde: clique nele e, no menu seguinte, selecione "Ver certificados". Aproveite para conferir se algum certificado foi emitido e se seu período de validade está dentro do prazo. Isso dá ainda mais segurança durante o acesso ao site.

Use um cartão virtual temporário

Outra boa opção ao efetuar uma compra online é utilizar um cartão virtual gerado temporariamente. Isso porque, nele, há um limite de tempo de validade muito mais curto.

Só essa possibilidade nos dá mais segurança ao evitar que os fraudadores utilizem seus dados de cartão por várias vezes, mesmo que tenham acesso aos detalhes do seu cartão virtual temporário. Porém, o recurso deve ser evitado para compras que exigem renovação automática ou pagamentos regulares, como, por exemplo, assinatura de planos mensais.

Crie um e-mail para compras online

Recomendamos que, em determinadas ocasiões, o comprador também crie um email exclusivamente para receber os detalhes das transações digitais, já que seu e-mail principal pode conter muitas informações sensíveis e confidenciais — além de dar margem para mensagens spam arriscadas. 

Aqui, sempre que for criar alguma senha, é importante que ela seja de no mínimo 8 caracteres e tenha números, letras, pelo menos um caracter especial e uma letra maiúscula.

Não abra e-mails de pessoas que você não conhece

Há anos que as empresas usam o email marketing para vender produtos, mas os hackers também adoram essa forma de comunicação. 

Eles usam o e-mail como forma de extrair informações confidenciais das vítimas: números de contas bancárias, cartões de previdência social, entre outros. Ou seja, siga a regra de nunca abrir e-mails de empresas que você não conhece.

Cuidado com as promoções e cupons em sites desconhecidos

Sabemos que boas promoções costumam encher nossos olhos, mas fique atento(a) à página que está as oferecendo.

Isso porque há diversos sites de promoções e até cupom de desconto que enganam os consumidores na hora de obterem um desconto extra nas compras desejadas.

Instale um antivírus confiável e atualize-o regularmente

A compra de um antivírus confiável o ajudará a impedir que fraudadores invadam seu computador. 

Atualize seu software regularmente para combater os desenvolvimentos de hackers mais recentes e proteger-se contra ameaças cibernéticas.

Leia os comentários de clientes

Antes de fazer a escolha final da loja e do produto, nunca é demais dar uma conferida na experiência de outros compradores para confirmar a segurança da marca. Isso pode ser feito em diversas plataformas virtuais especiais, como os fóruns, redes sociais e blogs relacionados à loja e ao produto desejado.

Na dúvida, aproveite para verificar em sites especializados de avaliações de sites como Reclame Aqui e Ebit e analise a nota, índice de satisfação e comentários dos clientes da loja.

Evite redes e computadores públicos

Ao fazer compras online, recomenda-se que o cliente não utilize computadores e redes gerais, como, por exemplo, lan house e wi-fi públicos. Por serem abertos a todos, estes locais aumentam significativamente a atuação de programas maliciosos que podem acessar os dados trafegados em tais ambientes.

Agora, se, ainda assim, você por acaso cair em algum golpe, não perca tempo: faça um boletim de ocorrência na polícia civil imediatamente e comunique à operadora do seu cartão para que ela possa bloquear seu cartão. Nessas horas, ser ágil conta muito!

E então, o que achou das nossas sugestões? Temos certeza de que, colocando as dicas acima em prática, você se protegerá de golpistas mais facilmente e aproveitará os benefícios de comprar em lojas online com muita segurança!

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO