Compare e Economize

Confira 7 dicas de filmes sobre finanças para você se inspirar!

Muitas pessoas têm resistência quando o assunto é investir tempo para adquirir conhecimento sobre educação financeira. Normalmente, a maioria acha o assunto complicado e que é necessário entender muito de matemática para ter sucesso com as finanças pessoais. 

Mas você sabia que os filmes podem te ajudar a dar aquele empurrãozinho pra começar nesse universo?

O cinema pode tanto ser uma fonte de entretenimento como de conhecimento e ensinamentos sobre diversos temas, incluindo a área financeira.

Pensando nisso, preparamos uma lista com diversos filmes relacionados a finanças para você assistir e se inspirar muito!

Sete filmes sobre finanças que vão te inspirar!

1 – O Lobo de Wall Street

Estrelado em 2013, “O Lobo de Wall Street” tem como personagem principal Belfort (Leonardo DiCaprio) que era um corretor de títulos da bolsa de valores dos Estados Unidos. 

A trama narra atitudes fraudulentas do personagem Belfort, além de muita corrupção. Entretanto, é possível notar muita perspicácia nas linhas de negociação que Belfort usava para fechar com parceiros e ter um alto faturamento, mesmo tendo iniciado sua trajetória do absoluto zero.

Ou seja, se você quer melhorar sua capacidade de barganha e raciocínio lógico, os métodos utilizados pelo personagem são fontes de inspiração. 

2 – Os delírios de consumo de Becky Bloom

A trama foi estrelada em 2009 e tem como personagem principal Becky Bloom. O filme retrata a vida de uma repórter que faz artigos sobre finanças pessoais para um jornal de Nova York. 

Apesar desse perfil aparentemente organizado para o mundo financeiro, Becky Bloom, na verdade, é uma pessoa desregrada, consumista e que perde o controle de suas finanças passando a fugir dos cobradores de dívidas.

Nesse caso, podemos tirar como reflexão o que não fazer com o nosso planejamento financeiro. Ou seja, seguir totalmente o inverso da lógica mostrada por Becky Bloom.

3 – Quem quer ser um milionário?

Filme que contou com 10 indicações ao Oscar! Se você quer ampliar seu conhecimento sobre finanças, esse filme é ideal para você!

O longa conta a história do jovem Jamal Malik que morava na periferia de Mumbai. Apesar de toda a situação delicada em que se encontrava, Jamal chegou à final de um programa de perguntas e respostas na emissora do seu país, a Índia, e pôde concorrer a quantia de 20 milhões de rúpias.

Para aqueles que se encontram em uma situação de vulnerabilidade ou que acha impossível ter uma saída, o filme “Quem quer ser um milionário?” ensina uma lição muito valiosa: os conhecimentos necessários podem nos levar longe e escolher as alternativas certas na vida pode ser o divisor de águas para obter o sucesso.

4 – Freaknomics

O filme é uma análise criteriosa de uma perspectiva científica para abordar fatores que influenciam e levam pessoas a gastar dinheiro e consumir certos produtos.

“Freaknomics” é um documentário dirigido e estrelado pelos criadores do livro de mesmo nome, dos autores Steven Levitt e Stephen J. Dubner conversando sobre fatos do livro. De forma simples e direta, o enredo mostra os princípios das micro relações econômicas, demonstrando o quanto alguns comportamentos sociais (e da própria cultura pop) estão diretamente ligados à economia.

Como essa obra pode te ajudar? Devido a sua visão científica e panorâmica sobre nosso comportamento de consumo, é possível realizar programações e análises em nossas finanças e fazer com que o dinheiro trabalhe ao nosso favor e não o contrário.

Além disso, nos dá uma consciência sobre nossa relação com o dinheiro e como utilizar nossas riquezas de forma adequada, suprindo nossas necessidades, sem superficialidades.

5 – As loucuras de Dick e Jane

Apesar de ser um longa de comédia protagonizada por Jim Carry, o filme “As loucuras de Dick e Jane” pode ensinar lições sobre como manter um orçamento organizado.

O casal protagonista do filme leva uma vida de muito conforto, regados a muito luxo e de uma hora para outra Dick (Jim Carrey) perde seu emprego.

O filme traz lições sobre como enfrentar situações difíceis, como a perda de um emprego. Além disso, os traz o alerta de manter nossas finanças organizadas e poupar recursos para termos reserva financeira.

Conteúdo relacionado: Como se planejar em uma situação de crise

6 – À procura da felicidade

Com indicações ao Oscar e ao Globo de ouro para Will Smith, “À procura da felicidade” é um filme sobre persistência, aprender a ser líder e a aceitar os desafios.

A lição mais valiosa do longa é que, mesmo com todos os motivos para desistir, o personagem simplesmente não cansa. Não deixa de querer ensinar ao filho como não desistir dos seus sonhos, passando valores como honestidade, honra e determinação. 

7 – A Grande Virada

Essa obra apresentada em 2010 mostra a história de três homens sobrevivendo enquanto a empresa em que os três desempenham suas atividades faz uma redução de custo. 

A decisão tomada pela organização afetou suas vidas pessoais e sua carreira, fazendo com que eles precisem se adaptar à nova realidade.

A trama mostra como uma crise pode afetar profundamente os negócios. Além disso, nos apresenta grandes lições sobre se aperfeiçoar e buscar crescimento e acompanhamento frente às mudanças do mercado.

Todos esses filmes unem conhecimento e diversão. Que tal programar para assistir cada um deles em um fim de semana? Conta pra gente o que você achou das dicas e indique também outros filmes sobre finanças!

*Este artigo foi produzido em parceria com Wats GP, um portal sobre Whatsapp.